Planejando uma viagem a Europa através dos tempos

Fui a Europa pela primeira vez as 20 anos com meus pais, que se desdobraram para mostrar o melhor e talvez por isso não levei nada além da mala.

Não precisei me preocupar com o preço da passagem, reserva de hotéis, roteiros.. Resumindo – eu era feliz , e sabia!!!!!

Aos 30 anos retornei com amigos, uma “mochila” e o dinheiro contado de uma rescisão de trabalho. O roteiro ia sendo definido dia a dia nos trilhos dos trens e com um mapa (de papel  na mão já que ainda não havia google, gps, translator…

A escolha do hotel era fácil, o mais próximo possível da estação e com o melhor custo-benefício.

Assim, fomos vivendo dia a dia, de país a país… SENSACIONAL!!!!!!

Mas, agora aos 50 e aposentada, com bastante tempo livre, procuro ler o máximo possível sobre os lugares e estudar um pouco sobre a língua falada.

Considero fundamental saber cumprimentar a pessoa na língua que ela fala. Afinal, gentileza gera gentileza…

Alguns blogs de viagem sobre a Europa

Existem muitos blogs sobre a Europa, desde dos mais experientes como Viaje na Viagem, do simpático Ricardo Freire, Conexão Paris, Viajando com Arte, recomendadíssimo pela escritora Martha Mederos, autora dos ótimos livros “Um lugar na janela 1 e 2″ e sem contar o ” Já Fez as Malas, e muitas , muitas revistas especializadas…

Mas a maturidade não me deixa seguir caminhos prontos e não me sinto disposta a brincar de caça ao tesouro mais. Alguns relatos fornecem mapas e roteiros prontos tipo – caminhe até lá depois vire a esquerda, continue caminhando, vire à direita. Acredito que com a maturidade conquistamos uma noção de liberdade e a liberdade nos leva a uma responsabilidade por nossas escolhas e compromissos.

Passamos a ter compromisso com nossos sentimentos mais profundos, pelo menos procuramos por isso, e temos que aproveitar o tempo da melhor maneira possível, pois parte dele já se foi.

planejando viagem

E como boa professora que fui, quero acreditar que sim, adoro planejar!

Sem sombra de dúvida quem mais ajuda no quesito planejamento, na minha humilde opinião é Daniel Ribeiro e seu ótimo ebook, gratuito, Go Europa, com 6 passos para planejar a viagem de seus sonhos. Diz ele “Pesquise, planeje-se e assuma que você vai voltar ” e mais “quem planeja viaja mais, porque viaja duas vezes”.

Então seguem algumas dicas de planejamento:

Passagem

Resgatar uma passagem com milhas não é impossivel, requer principalmente um planejamento antecipado.

Não faça como eu e transfira seus pontos do cartão de crédito na última hora. Alguns bancos transferem a cada 20.00O pontos. É como uma poupança que pouco a pouco voce vai juntando. Vale lembrar que o posto ipiranga (km de vantagem ) dá pontos assim como a Vivo.

Mas na hora de trocar os pontos pela passagem, cada dia tem uma pontuação diferente. Todo planejamento deve ser um pouco flexível!

Tempo é dinheiro

Procure se informar sobre tickets para transporte público e museus, assim você evita perder tempo nas filas.

Roteiro

Alguns museus fecham segunda ou terça. Se informe para não perder a viagem.

Hospedagem

Nem sempre ficar em albergue para o casal compensa. Ao alugar um flat você pode economizar na alimentação e nos possíveis incômodos.

Alimentação

De acordo com muitos relatos , fazer as refeições perto dos pontos turísticos pode ser uma pequena roubada, assim como o prato do turista.

Saia da caixa, caminhe um pouco e de preferência coma o que os locais comem, ou seja, o bom e tradicional prato do dia. Com certeza será feito com ingredientes mais frescos e com melhor custo benefício.

Comunicação

Para tentar falar um pouquinho o idioma local tente – “francês zero” ou o divertido e viciante “duolingo”.

E por último, não planeje tanto. Uma viagem não deve ser uma resolução de uma equação matemática.

Vale pesquisar, mas não decorar. Deixe espaço para surpresas.

O melhor planejamento é seu coração que faz.

Este conteúdo é de total responsabilidade do autor da coluna Ciça Cioffi.

Veja também:

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas? e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com