As 15 cidades da Europa com o custo de vida mais baixo

Há alguns anos, o continente europeu era considerado um local apenas para pessoas com muito dinheiro. Convenhamos que, em algumas regiões e cidades da Europa, é preciso ter realmente uma bela poupança para viver e mesmo visitar, mas há também lugares em que, para se viver bem, não é preciso ser rico.

Um estudo realizado pela empresa de consultoria Glassdoor revelou que o continente europeu tem várias opções de destinos para quem quer qualidade de vida pagando pouco. A pesquisa foi realizada no ano passado, mas continua bastante atual. Para efeitos de comparação, os preços de Nova York foram usados como base. Valores como alimentação, transporte e aluguel de casa foram alguns dos utilizados para que o ranking fosse organizado.

Os menores custos de vida da Europa

Uma das grandes reclamações dos brasileiros atualmente é que, para se ter o mínimo de qualidade de vida, sem luxos, é preciso desembolsar uma quantia considerável. Trabalha-se muito, há pouco tempo para lazer e o valor a pagar para simplesmente viver é bem alto. Fora outras questões urgentes, como a escalada da violência. Além de tudo estar muito caro, o medo é bastante presente na maioria das cidades.

O ranking da Glassdoor não fala sobre os países com o salário mínimo mais alto, mas sobre aqueles onde há um maior equilíbrio entre os rendimentos médios e as diversas despesas. A ideia não é propagar a possibilidade de uma vida de luxo, apenas aquela que mais pessoas tenham condições de pagar. Foram analisadas 37 cidades em 18 países. Dessas, apenas duas são mais caras do que Nova York: Genebra e Zurique.

Os primeiros lugares da lista chegam a ter um custo de vida até 70% mais barato que o da famosa cidade norte-americana. Algumas estão em países historicamente dispendiosos, mas vão na contramão disso, outras são marcadas pela forte presença estudantil, o que barateia os custos.

Seja por qual motivo for, essa é uma seleção que deve ter em conta se está pensando em sair do Brasil. Confira abaixo as 15 cidades com menor custo de vida na Europa.

15- Hamburgo, Alemanha

14- Gotemburgo, Suécia

13- Viena, Áustria

12- Roterdã, Holanda

11- Berlim, Alemanha

10- Madrid, Espanha

9- Marselha, França

8- Graz, Áustria

7- Barcelona, Espanha

6- Lisboa, Portugal

5- Atenas, Grécia

4- Tallinn, Estônia

3- Salônica, Grécia

2- Porto, Portugal

1- Tartu, Estônia

Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos