Os melhores bancos para abrir conta no Uruguai

Abrir conta no Uruguai é necessário tanto para quem vai morar de vez no país como para quem tem pela frente apenas uma temporada de estudos.

O processo de abertura é bastante simples. São solicitados documentos básicos se a conta for destinada aos serviços mais básicos como depósitos, saques e pagamento de serviços. No entanto, é preciso considerar que cada entidade tem as suas taxas e regras e algumas podem ser mais vantajosa que outras.

Melhores bancos para abrir conta no Uruguai

É possível morar no país vizinho e continuar ligado a um banco apenas no Brasil? Sim, mas abrir conta no Uruguai pode ser mais cômodo e ainda representar economia em taxas uma vez que operações como saques, por exemplo, serão taxadas com internacionais. O mais importante é conhecer melhor as instituições, a oferta de serviço das mesmas e as tabelas de tarifas.

Abaixo listamos as instituições com melhores condições para estrangeiros tanto no processo da abertura de conta como de manutenção. Além disso, foram considerados os bancos com o maior número de agências e caixas eletrônicos, pois, no Uruguai, os saques em máquinas de outras instituições não é gratuito.

Custo de vida no Uruguai: casa, alimentação e mais

Banco de la República Oriental del Uruguay

O Banco de la República Oriental del Uruguay (BROU) é o único banco público do país e também a maior instituição financeira do tipo. Conta com uma extensa rede de sucursais e de caixas automáticos, contabilizando mais de 400 próprios e outros 1.000 em convênio com outras empresas.

Abrir conta no BROU é bastante descomplicado e normalmente só é necessário apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de domicílio para o tipo de conta mais básica. Se o pacote de serviços for maior, o banco solicitará ainda um comprovante de renda.

O BROU possui uma variedade de contas para adaptar-se às necessidades dos clientes. Há até mesmo a possibilidade de abrir contas em moedas diferentes, como euro e dólar americano. O montante de abertura varia, podendo não ter mínimo obrigatório, como no caso das contas poupança, ou indo até UY 400, para contas correntes. As taxas de manutenção vão de UY 30 a UY 140.

BBVA

O grupo BBVA também tem uma forte presença no mercado uruguaio e é uma boa aposta para quem precisa abrir conta no Uruguai. O procedimento pode ser feito todo online e o cliente só precisa, posteriormente, passar em uma agência escolhida para assinar o contrato e buscar o cartão de débito gratuito associado à conta.

O banco com três tipos de conta basicamente: a conta salário, destinada ao recebimento da remuneração mensal, a conta full, que mescla conta corrente com conta poupança e permite a configuração em moedas diferentes, e a conta poupança. A documentação básica para abrir qualquer uma delas é um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. Contrato de trabalho e recibo de salário podem ser solicitados, especialmente para a obtenção de serviços como cartão de crédito e cheques.

Os montantes de abertura e manutenção de conta variam de acordo com o tipo. Na conta salário, por exemplo, não há qualquer qualquer depósito mínimo especificado e nem comissão de manutenção. Já na conta poupança, os clientes não residentes estão sujeitos a um depósito inicial de 100 dólares.

Santander

Eleito como o melhor banco da América Latina pela Global Finance, o Santander também é uma marca reconhecida e confiável para abrir conta no Uruguai. Os clientes não terão dificuldade em localizar uma agência ou caixa eletrônico para resolverem qualquer questão relacionada com a conta. Vale ressaltar que, tal como nos anteriores, os saques em terminais da mesma rede são gratuitos e nos de outras redes são tarifados.

O Santander tem quatro tipos de conta à disposição do cliente e o processo para abrir qualquer um delas é simples, desde que sejam apresentados os documentos solicitados. Os mais básicos são um documento de identidade com foto, pode ser o passaporte, e comprovante de residência. No caso da conta salário e da conta full, serão solicitados também comprovativos de ligação a uma empresa e da situação fiscal no país.

Na conta Plus, por exemplo, não há obrigatoriedade de saldo mínimo, o cliente pode lidar com duas moedas diferentes (pesos uruguaios e dólares americanos) e o cartão de débito Visa é gratuito. A comissão de manutenção mensal é de UY 85, mas, caso o cliente tenha pelo menos dois serviços em débito automático, o valor cai para UY 35.

TransferWise Borderless: como abrir a conta multimoedas e pedir o cartão de débito

Itaú

O Itaú já é conhecido dos brasileiros, mas também tem o seu espaço em outros países da América do Sul, inclusive no Uruguai. Com uma grande representatividade no mercado, adquiriu o Citi Uruguay há cerca de cinco anos e tornou-se ainda mais expressivo na quantidade clientes e na variedade de crédito que oferece.

Mesmo aqueles que já são clientes do Itaú no Brasil, precisam abrir uma nova conta no Uruguai pois os sistemas são diferentes e independentes. O banco segue o modelo uruguaio e contas e oferece uma conta salário, conta poupança e conta corrente. O cartão de débito é gratuito em qualquer um dos casos e o de crédito, disponível para as contas correntes, é aprovado de acordo com o perfil e rendimentos do requerente.

É possível operar nas contas com pesos, uruguaios, dólares e/ou euros. O montante de abertura e a comissão de manutenção variam de acordo com o tipo de conta e com a moeda utilizada. O interessado pode abrir uma conta no país mesmo sem ser residente, desde que esta seja em dólares americanos. Neste caso, o valor de abertura da mesma é de US$ 100 e há uma taxa de manutenção mensal de US$ 20.

Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube

Veja também:


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos