Canadá deixa de exigir visto para brasileiros a partir de maio

Enquanto alguns enrijecem as exigências para obtenção de vistos, o Canadá flexibiliza a entrada de estrangeiros. A política do medo do terrorismo e o combate aos imigrantes ilegais imperam, mas ainda há esperança. O país, que está entre os preferidos dos brasileiros, já tinha anunciado no ano passado a dispensa de visto, mas a medida ainda não tinha sido posta em prática. Recentemente, o governo canadense anunciou que, a partir de 1º de maio, aquilo que era promessa, passará a valer de fato.

Como vai funcionar

Apesar da notícia ser um grande avanço em termos migratórios, a dispensa não vale para todos. Pelo menos por agora, estão dispensados os brasileiros que tenham um visto válido para os Estados Unidos ou aqueles que tenham solicitado uma permissão para visitar o Canadá nos últimos 10 anos. Parece pouco, mas essa pode ser uma porta aberta para que, em um futuro próximo, existam ainda mais facilidades.

A única coisa que o viajante que se encaixa nessas duas situações precisa fazer é emitir um eTA (eletronic Travel Authorization). O documento é feito online no site do Governo do Canadá e custa 7 dólares canadenses. Válida por 5 anos, essa autorização possibilita uma estadia de até 6 meses no país. No entanto, o agente da imigração tem autoridade e liberdade para definir essa duração. Vale lembrar que, se o passaporte expirar antes de acabar a validade do eTA, é preciso emiti-lo outra vez.

A dispensa de visto vem sendo anunciada pelo Canadá já há algum tempo. Inicialmente, deveria entrar em vigor em março de 2016, mas isso não aconteceu. A nova data foi anunciada em fevereiro e existe uma grande expectativa para que a mudança comece a ser posta em prática. Viajantes de nacionalidade búlgara e romena, estando nas mesmas situações citadas para brasileiros, também estão dispensados da exigência de visto.

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]

Procurando seguro viagem com o melhor custo-benefício e cobertura?
Faça uma cotação online com a World Nomads!

Envie e receba dinheiro no exterior