Se você quer saber se precisa de visto para o Canadá, informamos que para qualquer que seja o motivo (turismo, estudo, trabalho) será necessário requerer o seu antes de viajar, no entanto há algumas exceções. Abaixo explicamos cada processo de forma detalhada.

Caso já saiba qual visto irá precisar, basta clicar em um dos itens abaixo. Vale lembrar que, normalmente, também é preciso providenciar um exame médico, certidão de antecedentes criminais e, por vezes, certificado de proficiência (para quem vai estudar ou trabalhar). Saiba mais detalhes no final do post.

Turismo
Trânsito
Estudo
Trabalho
Visita a Negócios
Autônomos (trabalhador por conta própria)
Abrir empresa no Canadá
Visto para pais ou avós de residente permanente no Canadá
Menores de Idade
Trabalhar no Quebec (Mão de obra altamente qualificada)

1- Visto para o Canadá: turismo

O visto para quem vai apenas visitar o Canadá é chamado de visto de residência temporária. O processo pode ser realizado online ou em papel. Veja abaixo o passo a passo para requerer o seu.

  1. Acesso o site do Governo do Canadá (o site só possui duas opções de idioma: inglês ou francês)
  2. Crie uma conta no site para realizar o processo
  3. Preencha todos os formulários segundo as instruções indicadas (será necessário uma câmera ou scanner para digitalizar os documentos e fotografias que serão requeridos). Os documentos necessários são:
  • Formulários preenchidos
  • Comprovante de pagamento da taxa (ver abaixo)
  • Cópia do passaporte (folha de identificação)
  • 2 fotografias 3×4 cm
  • Prova de que tem condições financeiras de se manter durante a estadia no Canadá (podem ser os extratos bancários dos últimos meses, holerites, etc)
  • Cópia da Certidão de Casamento (se aplicável)
  • Apresentar o motivo da viagem (ex: “quero visitar uma cidade específica”, ou “tenho determinado roteiro”)
  • Caso resida em outro país que não o Brasil, é preciso apresentar cópia do documento de residência neste local
  1. Pague a taxa. Atualmente de $CAN 100 (o custo é o mesmo para entrada única ou múltiplas entradas)
  2. Submeta sua aplicação

Quanto tempo demora para o visto canadense de turismo sair?

O tempo pode variar, mas a média é de 13 dias.

Por quanto tempo vale o visto?

O visto para o Canadá, na categoria turismo, tem validade de 6 meses a contar da data de entrada no país. Entretanto, o oficial à trabalho no momento da sua chegada no país é quem decidirá se você terá permissão para permanecer no país durante este tempo ou por menos. O visto só pode ser utilizado uma única vez.

Vistos ainda não utilizados têm validade de 10 anos ou até um mês antes de seu passaporte expirar. Uma vez utilizado, o tempo de 6 meses citado acima começa a contar.

Conheça os principais pontos turísticos do Canadá

Quero ficar mais que 6 meses no Canadá. O que faço?

Neste caso é possível aplicar para uma extensão. É preciso entrar com o pedido 30 dias antes do término da validade do seu visto.

  1. Acesso o site do Governo do Canadá
  2. Crie uma conta no site para realizar o processo
  3. Faça o download do pacote de formulários e os preencha segundo as instruções indicadas
  4. Pague a taxa. Atualmente de $CAN 100
  5. Submeta sua aplicação

2- Visto de Trânsito

Uma dúvida comum de quem vai viajar para a América do Norte é se é necessário visto para quem fará apenas uma conexão ou escala no país. Apenas caso esta pausa no Canadá dure mais de 48h será necessário solicitar o visto de trânsito.

Para solicitar este visto, que também é do tipo de residência temporária, é preciso selecionar a opção “Transit Visa” no site do Governo do Canadá e seguir as instruções indicadas. O visto é gratuito.

3- Visto de Estudo

A boa notícia para quem quer estudar por até 6 meses no Canadá é que não é preciso visto. Basta escolher uma escola e ser aceito para estudar nela. No entanto, caso escolha viajar sem um visto próprio você não poderá trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Caso tenha interessa nesta opção veja o item a seguir. Se você quiser aplicar para o visto mesmo sem ter necessidade, deverá explicar em uma carta a razão, que pode ser por desejar fazer faculdade após estudar inglês, por exemplo. O conteúdo deve ser semelhante a este:

“Dear Visa Officer,
I would like a study permit for my eight-week English course because I would like to apply to a Canadian-university program after I finish the English course.”

Veja como você pode estudar no Canadá

Estudar por mais de seis meses

Se você pretende estudar no Canadá, o primeiro passo é encontrar uma escola do seu agrado, ser aceito pela mesma e ter uma carta de aceitação (documento que prova que foi aceito e que, caso o visto seja concedido, poderá frequentar a instituição de ensino). A partir deste momento já é possível aplicar para o visto.

Você deverá ter um passaporte válido e duas fotos 3×4 cm para o processo.

Além disso, será preciso comprovar que:

  • Possui forma de se manter durante sua estadia no Canadá (podem ser apresentados extratos bancários dos últimos quatro meses, carta do responsável que irá arcar com as suas despesas, etc). Para o Quebec este valor deve ser de no mínimo $917 por mês e para outras províncias de $833. Caso haja mais de um membro da família indo estudar no Canadá os valores são estes.
  • Possui forma de pagar as mensalidades da escola
  • Possui passagem de volta ao Brasil
  • Pode providenciar uma Certidão de Antecedentes Criminais, indicando que não cometeu nenhum crime
  • Estar em boas condições de saúde (pode ser necessário comprovar por meio de exame médico)

Uma vez tendo todos os documentos é hora de aplicar para o visto.

  1. Acesso o site do Governo do Canadá
  2. Crie uma conta no site para realizar o processo
  3. Faça seu cadastro
  4. Preencha todos os formulários requeridos do visto “Study Permit”
  5. Pague a taxa. Atualmente de R$365,00
  6. Submeta a aplicação

Obviamente, na hora da chegada no país será preciso convencer o oficial da imigração de que deixará o Canadá no prazo determinado.

Trabalhar e Estudar

Quem tem permissão para estudar no Canadá também tem direito a trabalhar meio-período no campus da universidade na qual está registrado como estudante a tempo integral. Também é possível requerer a renovação do visto e ficar mais tempo no país.

Saiba qual é o custo de vida no Canadá

4- Visto de Trabalho

Nem todo tipo de trabalho requer permissão prévia no Canadá. Confira a lista de quem está liberado do processo. Caso fique constatado que você precisa do visto, este é o procedimento.

  1. A empresa com interesse em te contratar deve te fornecer uma cópia do Labour Market Impact Assessment (LMI), que é um programa para contratação de mão de obra estrangeira, e uma carta de oferta ou contrato de trabalho (neste deve constar salário proposto, deduções fiscais, tarefas a serem realizadas, horas e dias de trabalho, etc)
  2. Separe também documentos que comprovem suas qualificações para a vaga, como diploma e currículo com sua experiência profissional
  3. Preencha todos os formulários para este tipo de visto (pode ser online ou em papel)
  4. Pague a taxa. Atualmente de $CAN 155
  5. Submeta sua aplicação

Entenda o mercado de trabalho canadense

5- Visita a Negócios

Quem quer fazer uma viagem temporária a negócios para o Canadá (seja para pesquisar o mercado, estreitar relações com outras empresas/empresários, etc), precisará providenciar alguns dados de quem irá visitar:

  1. Carta-convite de seu potencial parceiro no Canadá
  2. Informações de contato de seu potencial parceiro
  3. Preencha todos os formulários para este tipo de visto (pode ser no site do Governo do Canadá ou em papel)
  4. Pague a taxa. Atualmente de $CAN 100
  5. Submeta sua aplicação

Será preciso mostrar também que tem intenção de ficar menos de seis meses no Canadá, não quer trabalhar no Canadá (sem a devida autorização), que seu negócio está solidificado em outro país, etc.

6- Autônomos (trabalhador por conta própria)

Existem apenas três áreas de trabalho que permitem visto para autônomos: pessoas com experiência em atividades culturais ou esportivas e pessoas com experiência em administração na área agrícola.

Em qualquer caso é preciso comprovar dois anos de experiência e interesse em ajudar no desenvolvimento destas atividades no Canadá. Existe uma avaliação que vai até 100 pontos sobre sua idade, experiência, educação, proficiência em inglês ou francês, etc. O mínimo necessário para ser aprovado é a soma de 35 pontos.

Caso atenda estes critérios, o processo resume-se no seguinte:

  • Acesse o site do Governo do Canadá
  • Crie uma conta no site para realizar o processo
  • Preencha todos os formulários para este tipo de visto (pode ser online ou em papel)
  • Pague a taxa. Atualmente de $CAN 
  • Submeta sua aplicação

7- Visto para Empreendedor (Start-Up Visa)

Diferentemente dos vistos concedidos em países como os Estados Unidos, o visto dedicado a quem quer abrir uma Start-Up no Canadá dá direito a residir de forma permanente no país.

  1. Anjo investidor: a primeira coisa necessária para a aplicação deste visto é conseguir um anjo canadense, como é designado o empresário ou empresa que irá investir na sua ideia de negócio. O Governo do Canadá disponibiliza uma lista de possíveis contatos
  2. Proficiência no idioma: é preciso comprovar que você possui habilidades de comunicação em inglês ou francês, que completou um ano de estudos em uma universidade e que você tem dinheiro suficiente para se manter enquanto estiver implementando seu negócio.  Para comprar fluência no idioma é preciso que o documento seja emitido pela CELPIP (tem que ser o teste CELPIP-G) ou IELTS para inglês, e TEF para francês
  3. Formulários: agora é hora de preencher uma série de formulários para requerer o visto. Veja aqui.
  4. Taxas: atualmente tem o custo de CAN$100 para a Cidadania e de CAN$1.050,00 para o visto em si. Segundo informado, o valor é devolvido caso você desista de ir ao Canadá ou a aplicação não seja aprovada
  5. Submeta sua aplicação

Conheça o passo a passo para abrir empresa no Canadá

8- Visto para pais ou avós de residente permanente no Canadá (SuperVisa)

O SuperVisa é pensado para pais e avós de cidadãos canadenses e/ou residentes permanentes no Canadá. Antes de aplicar para este visto:

  1. Peça uma carta-convite para seus familiares residentes no Canadá. Ela deve conter as seguintes informações:

Sobre a pessoa que você está convidando (sobre os pais ou avós):

  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • Endereço e número de telefone
  • Sua relação com a pessoa
  • O objetivo da viagem
  • Quanto tempo a pessoa planeja ficar no Canadá
  • Onde a pessoa vai ficar, e como ele ou ela vai pagar por coisas, e
  • Quando a pessoa planeja sair do Canadá.

Sobre quem convida (sobre os filhos ou netos):

  • Nome completo,
  • Data de nascimento,
  • Endereço e número de telefone no Canadá,
  • Profissão / Cargo,
  • Se você é um cidadão canadense ou residente permanente,
  • Uma fotocópia de um documento comprovativo do seu estatuto no Canadá,
  • Uma certidão de nascimento canadense, se você nasceu no Canadá,
  • Um cartão de cidadania canadense, se você for um cidadão naturalizado, ou
  • Uma cópia do seu cartão PR ou sua IMM 1000 prova de desembarque, se você é um residente permanente,
  • Detalhes de sua família, tais como nomes e datas de nascimento de seu cônjuge e dependentes (isto é obrigatório para o pai e super-avô super visto), e
  • O número total de pessoas que vivem em sua casa, incluindo as pessoas que você patrocinou cujo patrocínio ainda está em vigor (isso é obrigatório para o pai e super-avô super visto).

Quem convida também deve fornecer:

    • Uma promessa escrita e assinada do seu apoio financeiro para os seus pais ou avós durante toda a sua estadia no Canadá e
    • Prova de que seu rendimento atende ou está acima do limite de baixa renda (LICO) para o número total de pessoas, incluindo os pais ou avós visitantes. Veja os valores na tabela abaixo.
Tamanho da Família Renda Mínima
1 pessoa (seu filho ou neto) $24,328
2 pessoas $30,286
3 pessoas $37,234
4 pessoas $45,206
5 pessoas $51,272
6 pessoas $57,826
7 pessoas $64,381
Mais de 7 pessoas. Para cada pessoa extra adicionar $6,555

Fonte: Governo do Canadá

9- Menores de Idade

Quem tem menos de 18 anos é considerado menor de idade no Canadá. Se esse é o caso do viajante, veja quais as condições extras aplicáveis a esse caso.

10- Trabalhar no Quebec (mão de obra altamente qualificada)

O Quebec possui um próprio sistema de imigração.

Procedimentos comum a todos os vistos

Mesmo antes de pisar em solo canadense, é preciso que você passe por alguns outros processos que não apenas o requerimento do visto. O país exige que você e todos os familiares que irão consigo apresentem exames médicos. É possível conferir a lista de médicos que atendem a essa necessidade no Brasil.

Será preciso providenciar também o Certificado de Antecedentes Criminais pelo site da Polícia Federal.

Outro documento necessário em muitos dos casos (para quem vai estudar ou trabalhar) é um comprovante de proficiência na língua inglesa ou francesa, dependendo da região do Canadá que pretende imigrar. É preciso que o documento seja emitido pela CELPIP (tem que ser o teste CELPIP-G) ou IELTS para inglês, e TEF para francês.

*Artigo publicado originalmente em novembro de 2016 e atualizado em 02/01/2018.

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]

Sobre o Autor

Redação

O Já Fez as Malas? é feito por e para brasileiros apaixonados por conhecer outras culturas, viagem, gastronomia e para quem sonha em morar fora.

Artigos Relacionados