Como viajar para fora sem falar inglês

Um dos principais receios de quem está se preparando para fazer uma viagem internacional é como se comunicar no exterior se não fala outro idioma, essencialmente o inglês, que é usado em diversas partes do mundo. Se esse é o seu caso, mesmo não possuindo conhecimento em nenhum em outro idioma, algumas dicas são preciosas e podem te socorrer caso esteja em apuros.

Prepare um documento detalhado

Uma das formas de contornar a dificuldade de comunicação é ter todas as informações importantes anotadas e de fácil acesso. Por exemplo, se puder contar com a ajuda de alguém ou de tradutores on-line, o viajante pode levar uma carta breve preparada em inglês ou no idioma local dos países que vai visitar, na qual esteja escrito que não fala o idioma em questão, qual o motivo da viagem, itinerário, onde irá ficar (endereço do hotel, casa de amigo ou parente, etc.), quando vai embora do país, dados de contato de alguém que esteja te convidando e o que mais achar necessário. Caso você esteja indo para estudar ou trabalhar, tenha em mãos também a carta de aceitação da escola, faculdade ou dados da empresa.

Isso pode ajudar as autoridades na hora da imigração, caso não consigam se comunicar facilmente com você. Normalmente, eles só querem ter certeza de que você está realmente no local pelas razões apresentadas e que não está tentando nada ilegal.

Faça um dicionário personalizado

Mesmo que você não tenha tempo de se matricular em um cursinho de idiomas antes de viajar, é possível se precaver fazendo uma espécie de dicionário com termos que com certeza serão importantes na sua viagem. É possível encontrar alguns exemplos abaixo:

  • “Por favor” (seja sempre educado!)
  • “Obrigado”
  • “Como faço para chegar a _____________?”
  • “Que horas são?”
  • “Onde é o metrô/ponto de ônibus/ponto de táxi mais próximo?”
  • “Quanto custa?”

Palavras como “rua”, “dinheiro”, “banco”, “telefone” e os dias da semana certamente serão muito úteis também!

Tenha sempre o contato de seus conhecidos

Quem vai fazer uma viagem para encontrar um amigo ou parente, é importante ter anotado não só no celular (baterias acabam quando mais precisamos), mas também em um papel os dados de contato, como nome completo, telefone e endereço. Assim, em caso de urgência já sabe a quem recorrer ou pelo menos ir até a casa ou trabalho desta pessoa.

É importante também saber o código do país que vai visitar e também como ligar para o Brasil, em caso de necessidade (para ligar para o Brasil adicione +55 e o código da cidade antes de digitar o número desejado).

Lembre também de desbloquear seu celular para uso no exterior (se informe sobre o roaming da sua operadora) e também dos cartões internacionais.  Ou não vão funcionar!

Aprenda o caminho antes

A melhor forma de evitar ter que pedir informações é fazer sua pesquisa antes. Aproveite que o Google existe e procure como ir do aeroporto até o seu destino final, qual a linha de metrô ou linha de ônibus deve pegar, a que horas passa, quanto custa, se só aceita moedas ou notas, etc.

Baixe alguns apps

Ainda para te dar mais segurança nessa viagem internacional, você pode fazer o download de alguns aplicativos que podem te ajudar a se comunicar ou se locomover sozinho durante a viagem. Além do Google Tradutor na hora de fazer pequenas traduções, o Uber já está ativo em diversas cidades do mundo (não precisa falar a língua local, basta digitar o endereço de partida e final, e o motorista vai saber onde te levar – em teoria pelo menos), aplicativos de comunicação por Internet, como o WhatsApp e o Viber, etc. 

Se mesmo após utilizar todas as dicas você ainda se sentir inseguro, pode ainda apostar em uma camiseta como essa da Icon Speak ($33), por meio da qual você pode apontar o que precisa na hora de pedir ajuda na rua (vai que funciona). Com certeza vai render risadas.

camiseta para turista com ícones

Gostou desse post? Compartilhe e acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também: 

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Seguro Viagem

Booking.com