Malas prontas, coração na boca e expectativas a mil. Essa são umas das sensações as quais descrevem o intercâmbista quando está prestes a embarcar para um novo país. Com a nova decisão muitas dúvidas chegam e uma delas é ‘como se alimentar sozinho e preparar refeições longe de casa?’

A Irlanda é um país bastante rico e fértil, porém bastante frio comparado ao clima das terras tupiniquins. Dessa forma, muitas das frutas disponíveis na Irlanda são importadas de outros países, inclusive do Brasil. Você poderá encontrar por um preço bastante acessível frutas como banana, kiwi, morango, uva, maçã, abacaxi, laranjas e mexericas.

Os legumes também possuem preços bem honestos. Você encontrará na ilha da esmeralda brócolis, couve-flor, milho na espiga, alface, tomates e (quase) tudo o que estamos acostumados no Brasil.

Além de encontrar tudo o que precisa você de quebra aprenderá a cozinhar. Que atire a primeira pedra quem começou um intercâmbio fazendo apenas ovo e miojo e hoje sabe cozinhar um jantar para os amigos.

Agora que você sabe que irá – sobreviver – aproveitar esse intercâmbio, veja algumas dicas dos supermercados/locais mais populares que você vai encontrar na Irlanda. Boas compras!

Supermercados mais populares na Irlanda

Lidl, Aldi e Tesco são as redes de supermercado mais populares que atendem toda a Irlanda As marcas possuem produtos próprios, os quais entregam um alto padrão de qualidade e economia. Já é possível encontrar os itens mais consumidos em suas versões “genéricas” nesses estabelecimentos. Você pode economizar até 60% em relação às grandes marcas.

O Super Value é uma rede de supermercados premium. Você poderá encontrar produtos produtos finos e exclusivos em um local mais organizado. Comparando-o com uma rede de supermercados brasileira, podemos dizer que o “Pão de Açúcar” seria sua versão mais parecida.

Alguns itens possuem preços parecidos com os supermercados populares, outros nem tanto. Vale a visita quando estiver por perto ou quiser comprar algo especial.

Spar e Centra são o que chamamos de Convenience Stores. Aqui o valor dos produtos sobem bastante, pois as lojas geralmente estão instaladas por todo lado da cidade inclusive dentro dos bairros. Fica cômodo atravessar a rua em frente de casa para comprar aquele leite que faltou no cafe da manha ou o papel higiênico (ops!).

Feirinhas – Food Markets

A Irlanda é repleta de feirinhas de rua as quais oferecem produtos frescos e com maior variedade. Muitos farmers participam desses eventos expondo frutas e vegetais diretamente de suas fazendas. Além disso, muitas dessas feiras possuem barraquinhas especiais de produtos orgânicos, os quais estão ganhando cada vez mais espaço no País. Você pode consultar os endereços das feirinhas de rua clicando aqui.

Compra Online

Uma das partes mais difíceis do intercâmbio – em que eu classificaria a mais chata – é sem dúvida carregar as compras. Pensando nisso, supermercados como o Tesco e o Super Value possuem o serviço de compra online onde você pode selecionar tudo o que precisa – inclusive frutas, legumes e carnes – e receber tudo em casa no dia seguinte.

A taxa de entrega geralmente fica por volta dos €5 mas há promoções em que você pode fechar um pacote de entregas por o mês e comprar quantas vezes precisar. Bacana para dividir com seus flatmates, todos usam e todos economizam.

Este conteúdo e opinião é de total responsabilidade do autor da coluna Nicole Zanellato. Acompanhe também o blog da Nicole.

Veja também:

Atenção Atenção
Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.
Comentários do Facebook

Sobre o Autor

Nicole Zanellatto | Taste of Dublin Brasil

Nicole Zanelatto foi se aventurar na Irlanda em 2015. Se apaixonou por Dublin e resolveu ficar. Começou o blog "Taste Of Dublin Brasil" para compartilhar dicas gastronômicas sobre a cidade e escreve aqui no Já Fez as Malas em sua coluna.

Artigos Relacionados