4 itens multifuncionais que podem “salvar a sua vida” durante uma viagem

Apesar de bem partidária do menos é mais, eu confesso pavorzinho de imprevistos ou mesmo de perder alguma oportunidade bacana pelo simples fato de não estar preparada pra ela. Especialmente no que diz respeito às viagens.

Ao mesmo tempoodeio ficar carregando coisas. Cresci ouvindo que prevenção é o melhor remédio, mas tenho a impressão de que se ela pesa e ocupa espaço, vira veneno.

Nessa busca pelo equilíbrio perfeito entre prevenção e mobilidade, fui criando uma listinha de coisas compactas e multifuncionais. Algumas delas tanto melhoram as malas de viagens rápidas, quanto me deixam mais segura com a mala de mão (que precisa segurar a bronca caso a bagagem despachada seja extraviada em uma viagem mais longa).

Eu já até contei aqui sobre o que considero legal pensar antes de fazer suas malas de viagem e que recomendo para as minhas clientes. Mas agora quero falar de 4 coisas menos óbvias ou que muita gente leva, mas nem aproveita tanto assim.

Meia-calça

A primeira coisa que eu considero bem útil é uma meia-calça. Mesmo para lugares supostamente quentes, uma meia calça não ocupa muito espaço na mala e ajuda muito caso o clima mude de uma hora pra outra. Pra ter mais segurança de que a coordenação ainda vai funcionar, eu procuro uma que funcione com as peças de baixo que tô levando e que seja de uma cor próxima ao calçado fechado que estiver indo na mala (por exemplo, uma meia cinza escura ou preta pra uma sapatilha escura).

A meia também ajuda a embalar aqueles souvenirs frágeis e, na piorzona das hipóteses, ainda pode virar uma segunda-pele por baixo daquelas blusas de manga com uma capacidade térmica não tão legal. Nesse caso, você vai ter que cortar as pontas das pernas e também um pedaço do fundilho pra fazer a gola. Parece meio bizarro, mas funcional!

Lenço

Outra peça até meio óbvia, mas sub-aproveitada é o lenço. Muita gente pensa no lenço só pra proteger o pescoço ou costas, caso a temperatura caia no final do dia, e no velho truque de usar o lenço em uma foto e tirar em outra pra não parecer sempre igual. Mas um lenço bem aproveitado pode render até peças de roupa extra.

Com alguma criatividade – e talvez um acessório, tipo um cinto ou uma pulseira – o seu lenço pode render alguns modelos de blusa, colete ou bolerinho. Dependendo do tamanho, até saia ou vestido.

O Pinterest e o Youtube estão cheinhos dessas inspirações. Pra quem tem iphone, o app da Hermés reune várias ideias, é bem organizado e poupa o tempo de busca pelo tutorial certo.

Elásticos de silicone e alfinetes

Dois ítens que não ocupam espaço e podem servir pra muita coisa são os elásticos de silicone e os alfinetes de segurança. Os elásticos, por exemplo, podem segurar mangas daqueles cardigãs que insistem e escorregar e ainda servir como extensor de cós caso você se exceda e se sinta um tanto inchada durante a viagem. Eu mostrei essa ideia nesse vídeo antigão aqui:

Toalha

O último item só me ocorreu nos últimos tempos. Eu sempre levo uma muda básica de roupa caso a mala despachada seja extraviada, mas sempre fiquei pensando na toalha.

Confesso que sou meio chata pra essas coisas e não curto muito contar com as toalhas disponibilizadas pelos hotéis. Mas, né? Mesmo quando não pesam tanto, toalhas ocupam muito espaço na mala. Por isso, acabei comprando uma dessas de camping.

Além de me salvar um banho-surpresa, ocupa pouco espaço na mala, é bem leve, serve como mantinha se o vôo estiver muito gelado e também protege itens mais frágeis durante o trajeto.

Penso que o jeito mais fácil de evitar aborrecimentos com qualquer situação que seja é ir trabalhando o desprendimento. Mas como o meu desapego ainda tem lá seus limites, sempre prefiro coisas que sejam fáceis de ter e manter, que cumpram várias funções e ainda me salvem de imprevistos.

Este conteúdo é de total responsabilidade do autor da coluna Érica MinchinSiga também o site da Érica.

 

Veja também:


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos