Além dos assuntos pertinentes a emprego ou alimentação, moradia é um tópico essencial a se informar com precisão antes de fazer as malas e ir viver em outro país. No caso, alugar uma casa no Canadá pode até ser uma tarefa fácil, contanto que o novo morador esteja preparado para o processo de procura e assinatura do contrato.

O que é preciso para alugar casa no Canadá?

É importante que as buscas pelo imóvel comecem ainda no Brasil, mas evitando fechar negócio à distância – as fotos podem te colocar em uma enrascada assim que pisar na nova casa no exterior. Assim como no Brasil, estrangeiros também são vítimas de golpes em outros países; se puder, peça para um amigo ou conhecido dar uma conferida no imóvel.

Uma alternativa segura para quem está querendo alugar casa no Canadá é alugar um espaço nos chamados basements (porão, em inglês). Nestes imóveis, a estrutura é muito semelhante a um kitnet e pode confortavelmente comportar até dois moradores até que encontrem uma casa ou apartamento que atenda precisamente às suas expectativas.

Se essa for a sua escolha, evite os basements durante o inverno, pois esses locais costumam reunir uma quantidade razoável de umidade, pouca iluminação natural e a calefação também é fraca neste período do ano.

Documentos necessários

Uma vez encontrado o imóvel ideal para começar a vida no Canadá, é importante que esteja com a documentação necessária preparada, caso seja solicitada. Entre os requisitos está uma conta aberta em banco canadense, extrato bancário ou comprovativo de renda, cópia do passaporte, visto de permanência e, no caso de estudantes, uma carta da instituição de ensino comprovando a relação com o país.

Assim que aprovados os documentos fornecidos, para alugar uma casa no Canadá será preciso desembolsar um depósito de segurança – também conhecido como caução – no valor integral ou no mínimo 50% do aluguel (lembre-se de pedir o recibo). Efetuado o pagamento, assina-se um contrato de, no mínimo, 6 meses – ainda que o mais comum seja de um ano.

Em alguns casos, geralmente em grandes centros, entre os documentos o locatário deverá apresentar alguma “referência” proveniente de terceiros, preferencialmente do último proprietário do local onde viveu anteriormente.

Preço dos aluguéis

Outro tópico de extrema importância para quem está em vias de alugar um apartamento ou casa no Canadá certamente é o valor do aluguel. Em primeiro lugar, se o orçamento está apertado, prefira as cidades menos populosas e, se não houver alternativas quanto a isso, opte por um imóvel afastado do centro.

De acordo com os dados do Numbeo, o país apresenta, de modo geral, um custo médio de apartamentos de um dormitório fora das regiões centrais, de aproximados CAD$ 900; para se viver em downtown, esse custo ultrapassa os CAD$ 1 mil. Entretanto, é preciso observar cada província em sua particularidade, uma vez que os custos podem ser consideravelmente maiores ou menores.

A exemplo, veja algumas das cidades mais populosas do Canadá e quais os imóveis, entre casas e apartamentos de um dormitório, que podemos encontrar na localidade.

Calgary
Média pelo Numbeo: CAD$ 1.040,96
Imóvel Real: no portal RentFaster pode-se encontrar um apartamento por CAD$ 690 em Crescent Heights, sendo esta uma localidade situada a 10 minutos a pé do centro da cidade. A propriedade já se encontra parcialmente mobiliada.

 Toronto
Média pelo Numbeo: CAD$ 1.155,39
Imóvel Real: ainda no portal RentFaster, por CAD$ 900 vive-se na região de Transcona com uma grande opção de mercados e shoppings aos arredores. No apartamento já estão inclusas despesas com água e aquecimento. O imóvel não se encontra com mobília.

 Montreal
Média pelo Numbeo: CAD$ 668,55
Imóvel Real: Situado na área oeste de Montreal, o portal Kijiji disponibiliza em seu diretório um apartamento semi mobiliado, com sistema de aquecimento e cozinha equipada com geladeira e fogão. Próximo a transportes públicos, supermercados e restaurantes, o custo desse imóvel é de CAD$ 600.

 Vancouver
Média pelo Numbeo: CAD$ 1.196,18
Imóvel Real: através do portal Kijiji, por CAD$ 850 é possível alugar um apartamento em Maple Ridge, sem mobília. Na cozinha, o imóvel vem equipado com geladeira, fogão, micro-ondas e exaustor.

 Ottawa
Média pelo Numbeo: CAD$ 899,94
Imóvel Real: através do diretório no portal Craiglist, pode-se alugar um estúdio – moradia que se assemelha a um kitnet – totalmente mobiliado por CAD$ 600. O imóvel está localizado na região de University Ave.

Veja o custo de vida médio no Canadá

Como achar uma casa para alugar no Canadá

Para começar as buscas e encontrar boas opções que fogem desse valor estipulado pela média, o ideal é consultar portais imobiliários confiáveis, como é o caso do Kijiji, um site com um extenso número de imóveis cadastrados; Craiglist, um índice geral bastante interessante com filtros bem específicos; UV RentsLine, direcionado à alugueis na região de Vancouver;

Se estiver com toda a sua documentação em dia, e não apresenta nenhum problema para lidar com processos mais burocráticos no país, uma opção é recorrer à imobiliárias como a Remax, presentes por todo o país. Recorrer à tais empresas costuma ser um processo mais rigoroso – e caro -, mas fica a confiabilidade e tranquilidade do processo contratual.

Gostou desse post? Compartilhe e acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

Facebook      Nosso grupo      Twitter    Youtube

Atenção Atenção
Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.
Comentários do Facebook

Sobre o Autor

Redação

Equipe do Já Fez as Malas?