Principais cidades de Portugal para você visitar

Portugal é um destino que encanta os brasileiros. Os laços históricos e culturais, além do mesmo idioma, facilitam a vida dos que querem viajar, morar ou estudar no país. O difícil é escolher, dentre as cidades de Portugal, qual visitar.

Por que não conhecer mais de uma (ou todas), então? Confira abaixo uma lista com as características de 7 das principais cidades lusitanas.

Cidades de Portugal

Apesar de ser um país pequeno, Portugal tem diferentes tradições e atrativos. No país fica a cidade escolhida, em 2017, como melhor destino europeu: o Porto; outra cidade famosa é a capital, Lisboa; e menos conhecidas, mas tão interessantes quanto, são Braga, Faro e Évora. Confira abaixo os detalhes de cada uma delas.

1. Lisboa

É a maior cidade do país, com mais de 500 mil habitantes em seu perímetro urbano.

Conquistada por Portugal em 1147, Lisboa ainda conserva bairros de arquitetura medieval, com ruas estreitas e casas de pedra, mas a cidade sabe unir muito bem o passado e o presente, já que, na atualidade, é uma das capitais mais cosmopolitas da Europa, sendo berço de diversas start-ups que estão recuperando o fôlego econômico do país.

Os pontos turísticos lisboetas sempre aparecem entre os mais visitados em rankings de turismo no país, com destaque ao Oceanário, à Torre de Belém, ao Mosteiro dos Jerônimos e ao bairro de Alfama.

2. Porto

A cidade ganhou, em 2017, o título de Melhor Destino Europeu do Ano (que já tinha ganhado duas vezes) em uma votação online organizada pela European Consumers Choice. O Porto é a segunda cidade em território e terceira em população de Portugal, com quase 190 mil habitantes, e fica no norte do país, cerca 310 km de Lisboa. Para quem pensa em alugar carro em Portugal, a viagem terá cerca de duas horas e meia.

Quem vai à cidade geralmente busca por sua principal atração: o vinho do Porto. Apesar de levar o nome do Porto, ele é produzido em Vila Nova de Gaia, cidade vizinha – é só cruzar a Ponte D. Luís I e, ao chegar do outro lado, correr para alguma cave para experimentá-lo.

Ao voltar para o Porto, não deixe de caminhar pelo seu centro histórico, que é Patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO. Aproveite, também, para apreciar o Rio Douro e fazer um passeio de barco pelas águas que regam os pés de uva da região.

3. Coimbra

Coimbra fica próxima ao Porto, a aproximadamente 116 km. Apesar de outras cidades de Portugal também terem universidades, provavelmente a mais conhecida é a de Coimbra. Sua fama não é à toa, já que os anos de existência (foi fundada em 1290, é a mais antiga de Portugal), somados à qualidade do ensino fazem com que a universidade se destaque e seja o epicentro da cidade.

Os universitários são os responsáveis pela maioria das tradições e eventos que dão vida ao local, como a cerimônia da Queima de Fitas – uma comemoração em que desfilam as turmas que vão entrar no último ano de estudos –, ou as festas regadas a fado (música tradicional portuguesa).

Visitar a universidade – que também é Patrimônio da Humanidade – é um dos melhores passeios na cidade: os prédios antigos, como a Faculdade de Direito ou a Biblioteca Joanina, misturam-se com os edifícios dos cursos que surgiram mais recentemente.

4. Braga

Braga é um importante polo industrial próximo ao Porto (pouco mais de 55 km), e sua produção têxtil é expressiva para a exportação nacional. Assim como Coimbra, está entre as 10 cidades mais populosas, com mais de 130 mil habitantes.

É a cidade portuguesa em que o cristianismo tem mais tradição: nela fica a primeira catedral construída no país, a Sé de Braga, e no local há um importante ponto de peregrinação, o Santuário do Bom Jesus.

Muita gente não sabe, mas Braga é a cidade mais antiga do país, foi fundada quando os romanos conquistaram a península ibérica. Mas, assim como outras cidades portuguesas, Braga não ficou no passado: a presença de universitários, além da ótima gastronomia dos restaurantes, promovem uma agitada vida cultural na cidade.

Santuário, em Braga

5. Évora

A pouco mais de 130 km de distância de Lisboa está Évora, que também tem uma história antiga e já esteve sob domínio de romanos e mouros antes dos portugueses.

Por ter marcas de diferentes povos em sua arquitetura e arte, atraiu os olhos da UNESCO, que a classifica como Patrimônio Comum da Humanidade. Foi inspirados em Évora que os portugueses construíram algumas cidades do Brasil, como Salvador.

É bem menor do que as outras cidades desta lista, com menos de 50 mil habitantes, mas não fica atrás no quesito atrações, principalmente quando se pensa na gastronomia. A tradição culinária de Évora se enquadra muito bem na famosa – e saudável – dieta mediterrânea: queijos, vinhos, carnes de caça, pão e sopas são algumas das iguarias.

6. Faro

A capital do Algarve, no sul de Portugal, é destino certo de muitos turistas no verão, pois oferece diversas atrações naturais, como praias e lagoas.

A boa estrutura para o turismo inclui até hospedagens de luxo e campos de golfe. Outra atração é a culinária, com pratos a base de peixes e frutos do mar recém-pescados.

A cidade tem uma população de 44 mil habitantes, é pequena, mas possui aeroporto internacional para viabilizar o turismo, com bastante voos para as principais capitais da Europa durante verão. No inverno, o ideal é deslocar-se até Lisboa e ir de ônibus, trem ou carro para a cidade, em uma rota de quase 280 km.

7. Aveiro

A pouco mais de 50 km de Coimbra fica Aveiro. Com seus 100 mil habitantes, a cidade também é chamada de “Veneza Portuguesa” devido a um antigo canal de acesso ao mar, chamado de Ria, em que se pode navegar em barcos similares às gôndolas venezianas.

Na cidade, assim como em Braga, há diversas atrações religiosas, como a Sé ou o Convento de Santo Antônio. Traços artísticos peculiares são notados nos azulejos e pintura das casas, e podem ser conferidos no Museu da Arte Nova. O mais legal é que a cidade tem um projeto de bicicletas gratuitas, e você pode circular de bike por todos os pontos, inclusive nas praias.

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no  Facebook e  YouTube

Veja também:

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Seguro Viagem