7 cidades pequenas de Portugal que você deve considerar antes de se mudar

Algumas cidades pequenas de Portugal podem ser extremamente vantajosas para quem quer realmente mudar de vida. Nelas, é possível desfrutar de um lado do país não tão massificado pela imigração e de um cotidiano muito mais tranquilo que o de locais maiores.

Cidades pequenas de Portugal para viver

O fluxo de brasileiros mudando para terras portuguesas já existe há muito tempo, mas, nos últimos anos, o êxodo tem sido ainda mais acentuado. Porto e Lisboa estão no topo das preferências tanto para estadias mais prolongadas como para quem vai apenas com fins turísticos. O certo é que ambas começam a dar sinais de estarem sobrecarregadas, por estarem igualmente na rota de cidadãos de outros países.

Apesar de ser um país territorialmente pequeno quando comparado com o Brasil, por exemplo, Portugal uma série de outras cidades que podem ser destinos alternativos. A lista abaixo conta com 7 delas, que estão entre as melhores do país para se viver, de acordo com o ranking da Bloom Consulting deste ano, e contam com menos de 100 mil habitantes.

Faro

Faro está na região portuguesa com as temperaturas mais amenas durante todo o ano, o Algarve. No verão, o local é inundado por turistas nacionais e estrangeiros, mas a população local não ultrapassado os 65 mil habitantes. É nesta altura que também surgem mais oportunidade de empregos no setor turístico para poder suprir a demanda da alta temporada.

De acordo com a análise da Bloom Consulting, é líder em qualidade de vida e oportunidade de negócios na região algarvia pelo quinto ano consecutivo e tem ganhado cada vez mais destaque nacionalmente.

Aveiro

Conhecida como a Veneza portuguesa, Aveiro não é nada menos que encantadora. Os canais, apesar de darem a fama, são apenas uma das características da cidade que também é destaque no ranking das melhores para se viver em Portugal. Com cerca de 80 mil habitantes, destaca-se no turismo, mas também na capacidade de atrair cada vez mais investidores.

Fica a apenas 75 km do Porto e conta com preços mais atrativos de casas, além de oportunidades profissionais crescentes, especialmente para os setores criativos.

Viseu

Ainda na região Centro, é possível encontrar outras cidades pequenas de Portugal com um grande patrimônio cultural e outro ritmo de vida. Viseu é uma delas e tem mantido bons índices nos últimos anos, o que a mantém no top 25.

É ideal para famílias com crianças por ter uma boa oferta educacional e ser bastante tranquila de uma forma geral. Além disso, possui um custo de vida baixo quando comparado com o de outras localidades.

Funchal

A Ilha da Madeira também apresenta-se como uma excelente alternativa no quesito custo-benefício. Sair do continente pode não parecer uma boa ideia à primeira vista, mas o Funchal tem atributos suficientes para ser uma excelente escolha.

Líder em qualidade de vida e com cerca de 115 mil habitantes, destaca-se ainda no turismo e no desenvolvimento de negócios. O relatório da empresa de consultoria coloca-o como um dos municípios mais competitivos do país.

Évora

Com pouco mais de 50 mil habitantes, Évora conquista pelo estilo gótico, mas tem muito mais a oferecer. Na região do Alentejo, lidera a lista das melhores cidades para se viver, alavancada pelas atividades turísticas e por fatores como segurança e saúde pública.

O município conta com uma presença cada vez maior de estudantes, mas isso não afetou de forma expressiva os preços. O mercado turístico registrou um crescimento de cerca de 20% só no ano passado e os reflexos são, até o momento, muito positivos. A criação de novos postos de trabalho e a dinamização da economia local são pontos que merecem destaque.

Leiria

A terceira melhor cidade da região Centro de Portugal, tem focado cada vez mais em atrair estudantes, investindo na publicidade dos seus estudos politécnicos. No entanto, é ideal também para famílias e até mesmo aposentados. Com pouco mais de 126 mil habitantes, oferece um ambiente de tranquilidade, mas também não deixa a desejar na oferta de serviços e produtos.

Torres Vedras

Há anos Torres Vedras vem ganhando destaque nos rankings nacionais, especialmente por ser um local com bons indicadores sociais. Localizada a cerca de 50 km de Lisboa, tem sido considerada um destino alternativo para viver por quem trabalha na capital portuguesa por conta da alta no valor dos alugueis.

Com aproximadamente 80 mil habitantes, tem proximidade com o mar, uma boa oferta educacional e cultural, baixíssima taxa de criminalidade  e serviços de saúde pública bem conceituados.

Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube

Veja também:


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos