Qual a melhor cidade para viver em Portugal?

Escolher a melhor cidade para viver em Portugal não é tarefa fácil, até porque o que não faltam são opções. Quem quer morar no país deve lembrar, no entanto, que o melhor para um nem sempre é o melhor para outro. Por isso, a eleição do local ideal para se estabelecer é bastante subjetiva.

Melhor cidade para viver em Portugal

Antes de tomar a decisão final, é sempre fundamental considerar o perfil do imigrante e o que busca na cidade. Com as intenções e expectativas alinhadas, é bem mais fácil decidir qual será o destino.

Abaixo estão algumas das situações e perfis mais comuns de quem decide deixar o Brasil para viver em Portugal. Para cada um deles, estão listadas as melhores opções de cidades de acordo com pesquisas e rankings divulgados nos últimos anos.

Com a família

Até a década de 90, era muito comum a ida de brasileiros sozinhos para Portugal. O intuito era trabalhar, guardar dinheiro e enviar economias para a família no Brasil. Nos últimos, no entanto, os motivos e a logística da migração são outros. Muda-se em busca de mais tranquilidade, segurança e qualidade de vida por preços não tão abusivos. Cada vez mais pessoas vão com os filhos ainda pequenos, o que significa investigar antes também o sistema educacional do país.

Para os que pretendem ir sem deixar ninguém para trás, vale a pena considerar a oferta de serviços públicos, como saúde, situação do mercado imobiliário e o custo de vida geral.

De acordo com dois estudos diferentes, Lisboa continua a oferecer o que as famílias precisam, apesar de estar cada vez mais super povoada. Tanto o estudo da Bloom Consulting deste ano como a versão mais recente dos ratings do Grupo Marketest, publicados em 2017, colocam a capital portuguesa no topo do ranking da qualidade de vida. O segundo estudo coloca ainda São João da Madeira como outra opção com excelentes indicadores, incluindo dinamismo geográfico e econômico.

Como aposentado

Depois de uma vida de trabalho, a maioria dos aposentados quer sossego, baixo custo de vida e a possibilidade de desfrutar de uma oferta cultural adequada. Além disso, a eficiência e a agilidade dos serviços de saúde é algo que sempre faz a diferença. A melhor cidade para viver em Portugal para este grupo específico precisa certamente contemplar todas essas características.

O país, como um todo, já figura na lista dos melhores para curtir a aposentadoria, ou seja, as condições são propícias de uma uma forma geral. A região do Algarve, no entanto, lidera com impostos mais baixos, clima mais agradável durante todo o ano e sistema de saúde público eficaz. O município de Faro é o mais bem classificado dentro dos limites algarvios, seguido imediatamente por Albufeira e Portimão.

Para trabalhar

Encontrar trabalho também é uma das prioridades de quem deseja mudar-se para Portugal, até porque ganhar em euros pode fazer toda a diferença nas despesas. O país vive atualmente um momento mais adequado para essa busca, felizmente. Depois da crise de 2008, o mercado recupera as forças e as taxas de desemprego seguem abaixo dos 10%, o que é motivo de comemoração tanto para portugueses como para estrangeiros.

O maior número de ofertas está, certamente, nas maiores cidades. Lisboa e Porto lideram a lista, mas há vaga também para Cascais, que deixou de ser apenas uma espécie de “estepe” em relação à capital para ter o seu próprio mercado. Na região Centro, Aveiro é a melhor aposta, sendo também um dos melhores municípios pequenos do país, mas com muitas oportunidades.

Para empreender

E quem quiser abrir o próprio negócio, tem espaço em Portugal? A resposta é sim, dependendo de onde a empresa será estabelecida. O país conta com um tipo de visto específico para empreendedores, tal como muitos outros na Europa. Além disso, é preciso fazer um estudo de mercado, pesquisar sobre impostos e onde estão as melhores condições para a instalação.

No estudo da Bloom Consulting, apesar de Lisboa liderar a lista de melhores lugares para investir, o destaque fica com a região Norte do país. Cidades como Porto, Braga, Coimbra e Vila Nova de Gaia figuram entre as escolhidas para serem sedes de negócios, especialmente se forem focados no turismo.

Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube

Veja também:

Envie dinheiro para o exterior em minutos
Obtenha a melhor taxa de câmbio com a TransferWise

Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos