15 comidas de Portugal que você tem que experimentar durante a sua viagem

Já dizia a célebre música que todos cantamos na infância (ou não), “comer, comer é o melhor para poder crescer”. Provavelmente a maioria dos leitores já passou da fase de crescimento, pelo menos no sentido vertical, mas quem disse que não se cresce de outras formas através do paladar? E quando falamos em comidas de Portugal, essa ideia fica ainda mais clara. A gastronomia é importante elemento cultural de qualquer lugar em que se vá. A escolha dos pratos típicos revela muito sobre a história e até sobre a economia local.

Quantas comidas de Portugal você provou até hoje? Mesmo sem sair do Brasil, conseguimos encontrar alguns bons restaurantes que servem pratos tipicamente portugueses. No entanto, nada como uma boa imersão gastronômica. Por isso, se tem uma viagem marcada para a terra de Cabral, prepare o estômago, porque esse artigo está de comer com os olhos!

Pra comer e chorar por mais

Prontos para um roteiro delicioso por esse país que tanto desperta o encanto dos brasileiros? Apesar da extensão territorial ser bastante limitada com a nossa, cada canto português tem muito mais do que fado para mostrar. Confira agora 15 comidas de Portugal que você precisa experimentar quando for ao país.

1- Bacalhau
Não dá para começar a lista de forma diferente, tem que ser com ele, o “arroz de festa”: o bacalhau. Fica difícil escolher uma única receita que você deva experimentar porque ele é preparado de tantas formas diferentes que mais valia abrir uma lista só para pratos de bacalhau. Com broa, à Brás, assado, Espiritual, com Natas, em forma de salada, com grão de bico…Seja como for, não entre no avião de volta sem provar pelo menos 1 tipo. Ou dois. Ok, talvez 3.

2- Francesinha
Essa já é famosa e há um artigo aqui todo dedicado a ela. A francesinha é um maravilhoso, delicioso e calórico sanduíche típico do Porto que leva um bife, salsicha, linguiça, presunto, muito queijo, ovo e um molho que faz toda a diferença.

3- Tripas à Moda do Porto
E já que estamos a falar no Porto, por que não trazer para a nossa listinha também as famosas tripas? Esse prato é uma espécie de feijoada, só que com feijão branco, várias carnes, cenoura, muito coentro e, claro, tripas. Não torça o nariz antes de provar porque vale mesmo muito a pena.

4- Polvo a Lagareiro
Os moluscos estão muito presentes na culinária portuguesa e claro que o polvo tinha que estar entre as comidas de Portugal que você tem que provar. Tal como o bacalhau, também pode ser preparado de diversas formas, mas à Lagareiro é certamente a mais comum. Os tentáculos são assados no forno com bastante azeite, alho, cebola, folha de louro e sal. para acompanhar, umas batatas a murro. Delícia!

5- Caldo verde
Há quem use como entrada, há quem faça uma refeição mesmo só de caldo. Não importa. O que vale mesmo é provar esse prato que é ainda mais característico dessa época do ano. É um caldo que leva batata na base finalizado com tiras de couve e rodelas de chouriço, que fazem toda diferença no sabor.

6- Sardinhas assadas
A época auge das sardinhas assadas é em junho, por ser um prato típico dos Santos Populares. No entanto, em outras épocas também é possível degustar o peixe assado na brasa, acompanhado de pimentões verdes assados e batatas cozidas. Simples, mas delicioso!

7- Pastel de Belém
Mais um clássico que não poderia ficar de fora da lista de comidas de Portugal. O pastel de Belém original você só encontra em Lisboa. No resto do país, são comercializadas as adaptações do doce, conhecidas como pastéis de nata. Prepare-se para provar um creme delicioso dentro de uma casquinha folhada que se desfaz na boca…Não esqueça de polvilhar canela por cima para ter a experiência completa.

8- Queijadas de Sintra
Você já foi à Piriquita? Então vá. A confeitaria que fica no coração de Sintra tem as melhores e mais tradicionais queijadas do país. O doce é uma espécie de tortinha feita com ovo e requeijão, uma mistura que não parece muito apelativa à primeira vista, mas com um resultado incrível.

9- Cavacas de Resende
E voltando para o Norte de Portugal, mais precisamente para a terra das cerejas, temos as tradicionais cavacas. Levam apenas 3 ingredientes: ovos, açúcar e farinha. Mas não se deixe enganar, a simplicidade da mistura leva um segredo que só o pessoal da região conhece. O certo é que fica mesmo delicioso no final.

10- Ovos moles de Aveiro
Você já deve ter percebido que os ovos são uma presença constante na culinária portuguesa, principalmente nas receitas doces. Você pode encontrar ovos moles em vários lugares, mas os originais são de Aveiro, a Veneza portuguesa. A iguaria leva gemas adoçadas envoltas em uma espécie de bolacha muito fina. Quem já provou garante que é viciante.

11- Arroz de Pato
Com ingredientes simples, mas uma combinação única de sabores, o arroz de pato merece a sua atenção. A carne do pato é cozida antes de ser misturada com o arroz para que fique o mais macia possível. Servido em uma travessa, normalmente vem com queijo e chouriço por cima.

12- Cozido à Portuguesa
Esse prato tem tanta informação que você vai ficar cansado só de ler os ingredientes. Vários tipos de salsicha de porco, carne de vaca, frango, feijão, couve e cenouras são alguns dos componentes. O melhor é o caldo extremamente rico em sabor. Recomendamos que invista nessa opção quando estiver com muita fome e sem grandes planos para depois a não ser descansar.

13- Queijo da Serra da Estrela
Quem gosta de queijo vai se deleitar com essa maravilha amanteigada portuguesa. Não dava para fazer uma lista das comidas de Portugal sem falar no famoso queijo da Serra da Estrela. Ele é feito com leite de ovelha e parece mais um creme que fica ótimo com pão ou torradas.

14- Bifana no pão
Fast food português é bifana no pão! Não é nada elaborado: um bife de carne de porco frito dentro do pão com um molho apetitoso, mais nada. Cada lugar tem o seu segredinho para deixar esse aperitivo saboroso.

15- Ginjinha
E fechando a lista, algo que não é bem comida, mas faz parte do banquete e você não pode deixar de provar. Esqueça por uns minutinhos os vinhos e desfrute desse licor incrível feito com a ginja, muito parecida com a cereja. A sugestão é provar a bebida em um copo de chocolate, mas com moderação, uma vez que o teor alcoólico chega a ser maior que o do vinho do Porto.

Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com