Saiba tudo sobre o TOEFL

Pensando em estudar ou trabalhar no exterior? Melhor dar uma olhada nesse guia que o Já Fez as Malas? preparou para você saber tudo sobre o TOEFL, um dos testes de proficiência em inglês mais requisitados.

Por que fazer o TOEFL?

Se você pretende participar de algum processo de bolsa ou admissão em uma universidade ou empresa fora do Brasil onde o domínio do inglês é exigido, você deve apresentar um certificado de proficiência em língua inglesa.

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é um dos mais conceituados e mais requisitados testes de proficiência em inglês. Administrado pela ETS desde 1964, o exame é aceito por mais de 9 mil instituições de ensino superior, empresas e outras instituições nos EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália e mais de 130 países em todo o mundo.

Como é o teste? 

São dois os tipos de exames, o TOEFL iBT e o TOEFL PBT:

TOEFL iBT

O TOEFL iBT é aplicado via internet e visa avaliar as capacidades de ler, ouvir, falar e escrever em inglês. É dividido em quatro seções reading (ler), listening (ouvir), speaking (falar) e writing (escrever) e deve ser concluído em até 4 horas e meia com intervalo de 10 minutos.

As tarefas que compõem o teste exigem a combinação de duas ou mais habilidades: ler, ouvir e falar; ler e falar ou ler, ouvir e escrever.

  • A seção Reading dura de 60 a 80 minutos. É composta de 36 a 56 perguntas que consistem na leitura de 3 ou 4 trechos de textos acadêmicos e resposta falada ou escrita.
  • A seção Listening dura de 60 a 90 minutos. É composta de 34 a 51 perguntas que consistem ouvir palestras, discussões em sala de aula e conversas e resposta falada ou escrita.
  • A seção Speaking dura 20 minutos e é composta de 6 tarefas. Nesta seção é preciso expressar uma opinião sobre um determinado tema familiar, baseado nas seções anteriores, Listening e Reading.
  • A seção Writing dura 50 minutos e é composta de 2 tarefas. Esta seção consiste em redação escrita em que se deve sustentar uma opinião sobre temas apresentados nas seções anteriores, Listening e Reading.

TOEFL PBT

O TOEFL PBT é aplicado em papel em locais em que o TOEFL iBT não está disponível e visa avaliar os conhecimentos de reading (ler), listening (ouvir), grammar (gramática) e writing (escrever). Dividido em 4 seções, o teste tem duração aproximada  de 4 horas.

  • A primeira seção Compreensão oral consiste na avaliação da capacidade de compreensão do inglês falado. É composta de 50 questões e dura de 30 a 40 minutos.
  • A segunda seção Estrutura e expressão escrita consiste na avaliação do conhecimento do inglês escrito padrão. É composta de 40 questões e dura 25 minutos.
  • A terceira seção Compreensão de leitura consiste na avaliação da capacidade de compreensão do inglês não técnico. É composta de 50 questões e dura 55 minutos.
  • A quarta e última seção é o Teste TWE (Test of writing English, ou, em português, Teste do Inglês Escrito) e avalia a capacidade de escrita. É composta de 1 tópico ou tema e dura 30 minutos.

Estudando para o teste

No site da ETS é possível encontrar dicas e recursos disponíveis gratuitamente para se preparar bem como sobre o que levar no dia do teste. Confira também o vídeo (em inglês) e acesse o canal TOEFLtv do ETS no You Tube para acessar mais vídeos.

 

Quando e onde fazer o teste? 

Os testes são realizados em datas fixas mais de 50 vezes por ano em diversas cidades do Brasil, de norte a sul. Para consultar as datas e cidades em que o teste está disponível basta acessar o site da ETS (em inglês).

Preço e inscrição 

Para se inscrever é preciso fazer o download e preencher o formulário de inscrição. As inscrições podem ser feitas pela internet, por telefone, pessoalmente ou por correio. O teste custa $215.

Para fazer a inscrição on line ou pessoalmente é necessário se registrar no site da ETS e consultar as instituições credenciadas que oferecem o teste (se pretende fazer inscrição pessoalmente não é necessário completar o registro para ver os locais de inscrição). Para fazer a inscrição via telefone ou correio consulte o endereço e o telefone e siga as instruções no site (em inglês).

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos