Como se adaptar a morar em Amsterdam

Chegou dezembro e fazem nove meses desde a minha chegada em Amsterdam e gostaria de relatar neste post como foi a adaptação de morar aqui, pois muita gente tem me perguntado a respeito disto.

Mesmo que você não saiba o idioma do país, com o inglês você consegue se virar muito bem. Claro que aprendendo holandês fica melhor ainda e serão mais portas abertas para a cultura e oportunidades de trabalho. Porém, aqui existem muitas empresas internacionais e todos os eventos que frequento são em inglês, exceto os da comunidade local. Para vocês terem uma ideia, muitas pessoas moram aqui há mais de 5 anos sem saber se comunicar em holandês.

Outro fator que auxilia na adaptação depois da mudança é a questão social. Uma das coisas que me ajudaram foi o aplicativo chamado MEETUP. Nele você pode localizar eventos divididos por grupo de interesse, escolher aqueles que mais encaixam no seu perfil e ir encontrar pessoas para discussões, palestras, grupos de fotografia, grupos de meditação, grupos para aprendizado de outras línguas, e etc. Esse é um aplicativo que funciona muito aqui e é um ótimo jeito de você conhecer novas pessoas.

Outra coisa muito legal é que aqui o esporte é muito valorizado. Pessoalmente, isso me ajudou bastante na adaptação, pois eu remava e velejava no Brasil e procurei formas de continuar praticando estas mesmas atividades. Depois de pesquisar um pouco, encontrei um clube local ao qual me associei. Coincidentemente, as práticas esportivas eram justamente Vela e Remo. Estar lá me trouxe uma maior proximidade da vida holandesa na cidade, me fez conhecer e me sentir mais enturmada com a sociedade em si, apesar de ainda estar aprendendo o holandês.

Foto: Sofia Aquino

Por fim, acho que algo que me ajudou muito ao chegar aqui foi desembarcar no fim do inverno. No Brasil, as pessoas me falavam muito isso, mas confesso que achava besteira. Agora eu entendo muito bem. No inverno, todos ficam mais fechados e, como é frio, todo mundo tende a ficar mais tempo dentro de casa.

Chegando no verão , com o sol e os dias mais longos, conseguimos passear muito e aproveitar a cidade. Dessa forma, fica mais fácil enfrentar o frio sabendo que logo mais poderemos aproveitar o verão novamente.

Este conteúdo é de total responsabilidade do autor da coluna Me Mudei Para A Holanda.

Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube

Veja também:


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos