Lemann Fellowship: bolsas de estudos para futuros líderes
É possível que você ainda não tenha ouvido falar e, se ouviu, julgou não ser algo simples ou fácil de participar. Afinal, em breves palavras, o Lemann Fellowship consiste em um programa de talentos onde, através da Fundação Lemann, visa formar líderes para o Brasil.
Através de bolsas de estudo de pós-graduação em universidades de excelência pelo mundo, o programa segue destacando candidatos de alto potencial, direcionando-os para especializações convenientes à solução de problemas sociais no país. A seguir, veja quais são as bolsas com inscrições abertas e como se candidatar.
Lemann Fellowship: Bolsas de Estudos 2017
Com a finalidade de encontrar jovens universitários intencionados a mudar o Brasil, a Fundação Lemann oferece oportunidades em bolsas de estudos para pós-graduações entre as melhores instituições do mundo. Tudo graças ao programa Lemann Fellowship.
No processo pela candidatura ao programa, cada universitário deverá aplicar ao processo seletivo relativo à instituição desejada e, a partir de um parecer positivo à sua admissão, deverá manifestar seu interesse em aplicar às bolsas pelo Lemann Fellowship.
Além de cumprir os requisitos de cada instituição, o candidato precisa manifestar seus diferenciais e comprometimento em trabalhar em áreas de desenvolvimento cruciais para o Brasil, como educação, políticas públicas, saúde, segurança, economia, governo, responsabilidade social empresarial e outras.
Veja algumas opções de bolsas de estudos que ainda se encontram com processos de seleção abertos para pós-graduação.
Harvard: com inscrições abertas a partir de Setembro de 2017, a Universidade de Harvard oferece bolsas de estudo em três escolas distintas, sendo elas:
- HGSE – Harvard Graduate School of Education (Educação)
- HKS – Harvard Kennedy School (Governo)
- HSPH – Harvard School of Public Health (Saúde Pública)
MIT: o Massachusetts Institute of Technology também possui contribuição para que o Lemman Fellowship aconteça. Com bolsas para cursos em suas cinco escolas (Arquitetura e Planejamento, Engenharia, Artes e Ciências Sociais, Administração e Ciências), o instituto está com inscrições abertas de bolsas para estrangeiros até a primeira semana de Abril. Para maiores informações sobre documentação e procedimentos de admissão, acesse o site do Office of the Dean for Graduate Education.
Para conferir as demais instituições participantes, mas que já se encontram com inscrições encerradas, clique aqui e fique atento ao calendário para não perder o application do próximo ano letivo. A maioria das instituições finalizam o prazo para inscrições em 20 de Janeiro ou ainda em Dezembro do ano anterior ao pretendido.
Como se candidatar
Responsáveis pelo processo de admissão e concessão das bolsas de estudo através do Lemann Fellowship, encontram-se universidades entre as melhores do mundo, como Harvard, Stanford, Columbia, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Oxford, Illinois at Urbana-Champaign, California e Yale.
Em adição, o programa oferece dois outros meios de pleitear a bolsa, sendo eles a Formação de Líderes RAPS, oferecido pelo Instituto Arapyaú, e o Person of the Year Fellowship Program. Todos os nomes citados, uma vez que integram o programa de Lemann, possuem como obrigatoriedade o compromisso e o alto rendimento do candidato com relação aos assuntos pertinentes ao Brasil.
Os dois programas citados anteriormente são concedidos somente à jovens de destaque e que já tenham sido admitidos em uma das universidades parceiras do Lemann Fellowship. Ambos renderão ao universitário prêmios e a possibilidade de ingresso no campo pretendido com pontos a mais na carreira.
Uma vez que o programa consiste em uma ampla abrangência e considera as melhores universidades do mundo, cada jovem deverá se responsabilizar pela sua própria inscrição na instituição desejada. O programa não interfere nesse processo.
Para se inscrever, basta completar todo o application divulgado diretamente no site da universidade, sempre através dos menus específicos, direcionados a estudantes brasileiros (disponíveis no site do programa). Lembre-se também que é fundamental ter em mãos uma proposta e defesa de seus interesses voltados à solução de problemas econômicos e sociais no Brasil.
Findo o envio dos documentos, o estudante só poderá dar entrada à solicitação para as bolsas do Lemann Fellowship após a recepção da carta de aceitação da universidade.
Inscrições
Como já citado, mesmo que as instituições de ensino estejam vinculadas ao programa, as inscrições e processos seletivos acontecem individualmente, através do site oficial de cada universidade selecionada.
Entretanto, ainda que cada uma das instituições tenha seus próprios requisitos para o processo de admissão, em comum existem alguns procedimentos indispensáveis, e que qualquer aspirante a pós-graduado pela Lemann Fellowship deverá providenciar. São eles:
- Exames de proficiência GRE/GMAT;
- Exame de proficiência TOEFL;
- Três cartas de recomendação;
- Uma carta de apresentação;
- Histórico Escolar Traduzido (e juramentado em alguns casos);
- Preenchimento de formulário de candidatura online no site da instituição desejada.
Lembre-se também que as bolsas oferecidas pelas universidades acima são parciais, portanto todo o candidato pode, e deve, se inscrever em outros tipos de bolsa ou financiamento estudantil para tornar seus estudos ainda mais possíveis no exterior.
Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube
Veja também:
- Bolsas de estudo no exterior: confira as principais
- Estudar na Argentina: bolsas de estudos e custo de vida
- Estudar na França: bolsas de estudos, vistos e mais
- Conheça as bolsas de estudo do Ciência sem Fronteiras
- Como estudar no Canadá de graça