Experimentamos o tour de meio dia pelo Porto com a Living Tours

Ali na rua de Mouzinho da Silveira, quase em frente à Estação de São Bento, há um posto de serviços turísticos. Este é nosso ponto de encontro.

Por volta das 9:00 am chega o guia do dia, Francisco, dirigindo a van que já levava mais um casal espanhol simpático, que também participaria do passeio de meio dia pelo Porto organizado pela Living Tours, que visa passar pelos pontos que consideram essenciais na cidade.

Como somos poucos, o guia me pergunta se há problema falar castelhano. Digo que não. Afinal, com calma todo mundo se entende.

Mesmo estando próximos à primeira parada, a famosa estação de comboios, não vamos a pé. O dia é de chuva. Daquelas que para por alguns minutos, mas logo volta e pega todos de surpresa. Como um típico dia de abril na cidade do Porto.

Antes mesmo de entrarmos na estação, o guia já começa a falar sobre alguns episódios da história de Portugal e logo embarcamos nos fatos narrados pelos muitos azulejos azuis e brancos do local. No corre e corre, as pessoas passam, mas apenas os turistas olham curiosos e observam as imagens dos painéis. Eu mesma nunca havia pensado no porquê de ter “Douro” e “Minho” escrito no teto da estação. O guia explica isso tudo e eu fico com a certeza de que passarei a me gabar dos fatos que agora sei a quem passar por aqui comigo.

Ficamos por ali durante alguns minutos e também temos tempo livre para fotografias. Como a chuva não dá trégua, de van vamos também à próxima parada do tour, a Sé do Porto, apenas um pouco mais acima.

O guia fica do lado de fora, enquanto fazemos uma visita breve à igreja. Em seguida, encontramos-nos todos em frente para seguir um percurso um pouco mais longo, passando pelo centro histórico do Porto, a Foz do Douro até Matosinhos.

No trajeto, o guia aproveita para dar algumas dicas sobre a cidade e também para contar algumas curiosidades da cultura portuguesa e da gastronomia local. Apesar do clima ventoso não ser muito animador e o balanço da van dar espaço ao sono que vai batendo, fazemos uma breve pausa para fotografias.

Em seguida vamos direto a um dos pontos mais esperados destes passeios pelo Porto, que é uma visita a uma cave de vinho em Gaia, do outro lado do Douro. A selecionada por este tour é a Poças Júnior.

A visita guiada é feita em conjunto com outro grupo de turistas e é chefiada por uma funcionária da produtora de vinhos. Percorremos os maquinários, a zona dos barris de vinho do Porto – onde explicam o que é um vinho considerado Vintage e outros detalhes da bebida -, e terminamos na sala de degustação, onde experimentamos algumas variações do vinho produzido no estabelecimento.

Quem deseja adquirir algumas garrafas como souvenir da viagem aproveita e daqui retornamos ao centro do Porto, onde o tour é finalizado próximo a livraria Lello. Segue para a longa fila para entrar quem deseja visitá-la por conta própria.

O que achamos do tour?

O passeio de meio dia pelo Porto da Living Tours funciona um pouco como os famosos ônibus hop on, hop off, por meio dos quais é possível passar rapidamente por muitos pontos turísticos, estando dentro de um veículo a ouvir uma explicação breve sobre cada um deles.

Este tour é mais indicado para pessoas que procuram o conforto de passear pela cidade tendo a comodidade de ter um veículo sempre à disposição, o que pode ser uma solução para dias em que as condições climáticas não são favoráveis, como foi o caso, ou para pessoas com dificuldade de locomoção.

No entanto, exatamente por ser um passeio que percorre muitos pontos turísticos em poucas horas, deixa uma noção mais superficial do que é a cidade do Porto em si e não tem a mesma eficácia e impacto que um tour feito à pé. Apesar do guia ser simpático e ter o texto na ponta da língua, houve também alguns momentos menos empolgantes e alguma informação desencontrada sobre os pontos turísticos. Mas, são coisas que só percebe mesmo quem já conhece bem a cidade.

Serviço:

Living Tours

Dias: é possível agendar para qualquer dia pelo site
Horários: 9:00 ou 14:00 (para o tour de meio dia)
Duração: 4 horas
Preço: a partir de 40€
Indicação: pessoas à procura de mais conforto ou com dificuldade de lomoção
Reservas: https://www.livingtours.com/

Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também: 

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas? e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos