6 truques para economizar ao reservar hotel

Quando o assunto é viagem, é de praxe que os truques e pesquisas sobre as passagens aéreas venham em primeiro lugar. No entanto, reservar hotel pode ser igualmente importante, já que uma hospedagem mal planejada pode muitas vezes ultrapassar os valores do trajeto aéreo.

Mas e então, por onde começar? Filtro por temporada? Reservo com quanto tempo de antecedência? Existe algum segredo para encontrar os melhores preços? A resposta para essas e outras questões são simples e, com planejamento, aquele hotel ou pousada divinos podem sair por uma “bagatela”.

6 dicas para economizar ao reservar hotel

Passagens aéreas: check! Agora que você encontrou boas tarifas para realizar a sua viagem dos sonhos, é hora de começar a pesquisar pela melhor vantagem em hospedagem. Confira a seguir seis dicas para reservar hotel sem precisar mexer muito no bolso – afinal, quanto mais sobrar para curtir a viagem, melhor!

1. Reserve com antecedência

Assim como recomenda-se ao comprar passagens aéreas, a antecedência é regra para reservar hotel com economia. Aconselhável geralmente entre 3 e 5 meses antes da viagem, a reserva antecipada da hospedagem pode sair consideravelmente mais barata se comparada a tarifa balcão – quando o pedido é efetuado diretamente na recepção do hotel – ou mesmo aquela pesquisa online de última hora.

Esse dado relevante acerca da antecedência tem relação não somente com datas específicas do ano, mas com qual parte do mundo você está viajando. Foi o que constatou o portal TripAdvisor em levantamento que aponta com quantos meses de antecedência é preciso se programar para efetuar sua reserva com os melhores preços durante as férias (meses de junho, julho e agosto), por exemplo.

Como resultado, sabe-se que para viagens com destino a América do Sul, reservas com quatro meses de antecedência garantem preços até 20% menores que em outros períodos; para a Europa, de três a cinco meses antes da viagem são suficientes para economizar até 23% na tarifa.

Se a viagem for com destino aos Estados Unidos ou Caribe, a economia não é das maiores, mas qualquer vantagem é válida. Para ambos os locais, poupa-se a média de 7% se reservar com até três e quatro meses de antecedência, respectivamente. Para números mais precisos e destinos diversos, o estudo pode ser conferido na íntegra (em inglês) através do TripAdvisor.

2. Insista em pesquisas online

Do mesmo modo que a reserva antecipada é importante para conseguir boas tarifas ao reservar hotel, pesquisar e comparar diárias na internet é ferramenta fundamental para encontrar os melhores preços.

Não se prenda a um só filtro de busca. Brinque com datas de checkin e checkout, alterne entre três ou mais sites de busca e veja como a variação pode lhe render promoções ou valores muito abaixo dos que apareciam em datas mais restritas. Algumas sugestões por onde começar as cotações estão em portais como o Booking, Kayak, Trivago, TripAdvisor, Hotéis ou mesmo nos sites oficiais dos hotéis onde pretende se hospedar, caso tenha alguma rede de sua preferência.

Lembre-se sempre, entre uma busca e outra, de limpar a memória cache do seu navegador. Tomar esse hábito ao comparar preços evita que os servidores armazenem os preços já visitados e os aumentem a cada nova visita. Outra alternativa que inibe esse tipo de cilada é navegar em aba anônima também através de seu browser de internet.

3. Confira os detalhes da reserva

Não basta apenas ter uma boa tarifa, pois o barato pode sair caro caso não observe os detalhes da sua reserva. Comece atentando-se ao endereço onde o hotel está situado, já que hospedagens muito afastadas dos pontos turísticos ou de onde pretenda passar a maior parte do seu tempo, podem representar um gasto adicional diário com transporte, seja ele público ou táxi.

Dê preferência também para reservas onde o café da manhã esteja incluso. Esse valor adicional à diária certamente será muito menor do que arcar com os custos de alimentação separadamente.

Se já encontrou a estadia perfeita e está pronto para fechar negócio, certifique-se de não haver arrependimentos. Afinal, geralmente as tarifas mais baixas costumam restringir alterações ou impossibilitar reembolso caso o cliente venha a cancelar a reserva. Se não tem certeza, cogite pagar um pouco a mais para ter flexibilidade.

Quarto de Hotel

4. De olho no calendário

Antes de finalizar a sua reserva, gaste um tempo pesquisando um pouco mais sobre o destino. Quando é feriado por lá? Períodos de frio ou chuva irão coincidir com a sua viagem? Saber responder a essas questões são fundamentais para que você consiga aproveitar a estadia e se esquive das tarifas para datas comemorativas.

O ideal é aplicar esse calendário logo ao comprar suas passagens aéreas, mas se não for possível, tente encontrar alternativas que promovam o seu conforto, com economia.

5. Turismo ou negócios?

Agora que você já sabe com quanto tempo de antecedência é preciso se planejar para reservar hotel, existe um segundo detalhe muito importante e que pode reduzir ainda mais o valor dessa tarifa: qual é o forte da sua cidade de destino? Turismo ou negócios?

Se a cidade for direcionada ao turismo, como Orlando, por exemplo, evite fazer sua pesquisa por hotéis aos finais de semana. Agora, se o destino estiver relacionado aos negócios, como Singapura, procurar hospedagem nos dias úteis pode sair mais caro.

6. Arrisque um Best Rate Guarantee

Mesmo se já tiver encontrado boas tarifas com as dicas anteriores, temos mais uma carta na manga para te ajudar a poupar, e ela se chama Best Rate Guarantee.

A BRG, como ficou popularizada, consiste em um sistema adotado por grandes redes de hotéis, agência de viagens ou sites especializados para reservar hotel onde tais empresas garantem que o preço apresentado ao consumidor naquele momento, é o menor que ele irá encontrar em qualquer outro local.

Com esse aviso, muitos desistem da pesquisa. Afinal, te prometeram o menor preço, certo? Acontece que, se insistir em mais alguns sites, é bem provável que encontre sim melhores ofertas. Lembrando que a dica é válida somente para comparações entre o mesmo hotel, mesmo quarto e mesmas datas.

Se isso acontecer, basta apresentar o valor encontrado para que alguns sites equiparem a oferta e até mesmo ofereçam um bônus, como porcentagens em desconto, vouchers diversos e até diárias gratuitas. Veja alguns exemplos de sites que adotam o Best Rate Guarantee e quais os benefícios que podem ser conseguidos com eles:

IHG.com (primeira diária grátis); AccorHotels.com (10% de desconto); Expedia.com (voucher US$ 50); Hyatt.com (20% de desconto); Hilton.com (desconto de 50%); SPG.com (2 mil starpoints ou 10% de desconto); ClubCarlson.com (25% de desconto); Marriott.com (25% de desconto); BestWestern.com (US$ 100 em giftcard).

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30"]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/[/su_service]h6>

Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com