7 coisas que acontecem com nosso corpo e mente quando viajamos
O ano de 2016 chegou e com ele muita inspiração aqui no Já Fez as Malas e nos vídeos do A Gente Precisa Falar Sobre Viagens. Mas se ainda te falta motivação para planejar aquela mudança em forma de viagem, intercâmbio, ir viver em outro país em 2016, acabei de achar uma forma (e científica ainda por cima) de te ajudar com isso. Conheça os benefícios de viajar para o nosso corpo e mente. Esse é o tema da matéria de capa da revista Super Interessante de Portugal, edição de outubro.
Benefícios de viajar para nossa saúde e bem-estar
1- Viajar aguça nossos sentidos
A rotina cansa nossos sentidos. Ficamos acostumados e, por vezes, isso faz com que percamos o ânimo e interesse na nossa vida. Quando viajamos, nosso corpo tende a se manter alerto e curioso sobre o que acontece a nossa volta. É por isso que quando viajamos sentimos uma felicidade enorme, mesmo ao fazer coisas simples, como caminhar, ver uma paisagem bonita, experimentar uma iguaria nova.
2- Fortalece o cérebro e a mente
As experiências internacionais, em especial, nos fazem ter contato com novas culturas e idiomas. Isso faz nosso corpo aumentar a atividade cognitiva, o que provoca o fortalecimento da nossa mente.
3- Viajar é um agente anti-envelhecimento
Exatamente pelo motivo acima, viajar age como um agente anti-envelhecimento, por nos manter curiosos e com vontade de explorar coisas novas (melhor creme anti-rugas que existe!)
4- Nos torna mais criativos
Quando viajamos sentimos exatamente o inverso do que nosso corpo vivencia em situações de estresse, que é o enfraquecimento das redes neuronais. Viajar, viver em outro país, aprender outra língua, conhecer aquilo que nos é estranho nos faz evoluir criativamente e pensar coisas que em nossa rotina não conseguimos. É por isso que quando retornamos estamos cheios de ideias: para o trabalho, para mudar a decoração da casa, o cabelo e por aí vai.
5- Viajar diminui o risco de morte prematura
Mais outro benefício de viajar foi apontado por cientistas do Centro de Investigação Gerontológica da Finlândia. Eles observaram que as pessoas que se dedicam a conhecer o mundo tendem a ter um forte desejo de estar em grupo e a aceitar mais a si próprias. Quanto estamos em grupo temos a tendência a nos mover mais do que quando estamos só e isso está diretamente ligado a um menor índice de mortalidade prematura, pois isso favorece o exercício físico.
6- Melhora nossa autoconfiança, autoestima e sensação de segurança
Um estudo realizado pela Universidade de Hong Kong indica que quem viaja, seja homem ou mulher, tende a encarar a vida de forma mais positiva e a passar a ter o hábito de melhorar suas atitudes e perspectivas de vida. Por isso, viajar nos torna mais confiantes, melhora nossa autoestima e a sensação de liberdade nos faz sentir mais seguros.
7- Viajar nos faz mais felizes do que fazer compras!
Um outro estudo desenvolvido na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, aponta que as experiências que vivemos nos deixam muito mais felizes que bens materiais. O estudo aponta que nem mesmo fazer compras nos traz tanta felicidade. Isso aconteceria porque ao fazer compras, inicialmente estamos felizes, mas nos acostumamos depressa com os objetos novos e logo eles deixam de nos dar tanto prazer. Já com as viagens, por mais que às vezes fiquemos tristes por terem acabado, é só lembrar de bons momentos que tivemos que conseguimos nos sentir felizes de novo e isso nos dá uma maior sensação de satisfação. Por isso, invista na sua felicidade: viaje!
Agora que já sabe alguns dos benefícios de viajar, abaixo você encontra algumas sugestões de destinos e roteiros para explorar nesses 366 dias de 2016! Inscreva-se na nossa newsletter para receber todas as dicas gratuitas que daremos sobre viagens neste ano!
Veja também:
- O que fazer em Buenos Aires: principais pontos turísticos
- O que fazer em Nova York: confira roteiro de 5 dias
- Os principais pontos turísticos do Canadá
- Alemanha: verão vs inverno. Qual é melhor?
- Croácia: tudo que você precisa saber antes de visitar
- Madrid: cidade pra conhecer a pé e até com pouco dinheiro