Lista de bolsas de estudo nos Estados Unidos

Quando pensamos em estudar fora, a ideia de concorrer a bolsa de estudo nos Estados Unidos é atrativa, afinal, a maioria das melhores universidades mundo ficam nesse país.

Um dos rakings mais famosos, o QS World University, feito pela empresa de consultoria educacional QS Quacquarelli Symonds, em sua versão mais recente (março de 2017), coloca instituições americanas como Harvard, MIT, Universidade da Califórnia em Berkely e Stanford no topo da lista de várias áreas de conhecimento.

Você tem vontade de estudar nos EUA e quer saber como conseguir um financiamento para custear parte ou mesmo o valor completo do curso? Veja então, a seguir, algumas instituições que podem te ajudar a realizar esse sonho.

Como concorrer a bolsas de estudo nos Estados Unidos

Geralmente, os cursos universitários são os mais contemplados com bolsas de estudos, porém existe também a possibilidade de conseguir bolsa para cursos de inglês ou projetos que unem educação e empreendedorismo.

As próprias universidades costumam ter um departamento responsável por organizar editais para receber alunos estrangeiros, portanto, acessar o site da universidade do seu interesse e buscar pelas “scholarships” pode ser um bom começo. Buscar em sites como o Scholars for Dev, que divulga oportunidades de bolsa para diversos tipos de curso, também é interessante.

Existem muitas escolas e universidades que se associam a empresas ou organizações sem fins lucrativos que têm por objetivo financiar cursos para estudantes com excelente mérito acadêmico ou baixa condição econômica, e no Brasil há várias instituições que fazem isso.

Conheça abaixo as principais organizações ou programas que podem te ajudar a conseguir uma bolsa de estudos nos Estados Unidos.

Education USA

Um ótimo site para conhecer os procedimentos oficiais e ficar sabendo de oportunidades de bolsa de estudos é o Education USA, organizado pelo Departamento de Estado americano.

Existe a versão brasileira do site, comandado pela Embaixada americana. Nele é possível se candidatar a um programa preparatório chamado Oportunidades Acadêmicas para conseguir ajuda com o processo de admissão e obtenção de bolsa de estudo no país. A previsão é de que, em novembro de 2017, haja uma nova seleção de estudantes interessados em cursos de graduação ou pós.

Instituto Ling

Alunos brasileiros que já foram admitidos em curso de pós-graduação de certas universidades americanas, e que já concluíram a primeira metade do curso, podem solicitar bolsas que paguem pela etapa final. Como esse instituto tem parceira com instituições e cursos pré-determinados, acesse o site da organização para saber exatamente quais são os cursos contemplados.

Comissão Fullbright Brasil

Apresenta programas variados, geralmente para estudantes de graduação ou pós. Todos os editais de organização são divulgados em seu site oficial.

Um dos projetos mais conhecidos é o FLTA, que abre todos os anos e é destinado a professores brasileiros formados em Letras – Português e com certificado de proficiência em inglês. Os selecionados passam 9 meses nos EUA ensinando português a alunos americanos e fazendo um curso sobre cultura e história do país.

Fundação Lemman

O programa Lemman Fellowship contempla áreas que essa fundação considera cruciais para o desenvolvimento do Brasil, como educação, políticas públicas e economia. Para melhorar o cenário brasileiro, a fundação faz parcerias com as melhores universidades do mundo, incluindo Harvard, Stanford e MIT,  e seleciona estudantes que desejam fazer pós-graduação nas áreas especificadas para depois trabalharem em prol de melhorias no Brasil.

O programa acontece todo ano e todas as informações podem ser lidas na página oficial.

Fundação Estudar

Alunos que desejam fazer intercâmbio, graduação ou pós-graduação completa (ou que já estejam fazendo), em qualquer país, incluindo os Estados Unidos, podem participar do programa “Líderes” da Fundação Estudar, que abre todo o ano.

Esse programa visa patrocinar os estudos, financiando de 5% a 95% dos gastos do curso. O interessante é que, caso você decida ficar no Brasil mesmo, também pode se beneficiar do financiamento. Saiba como tudo funciona acessando o site oficial do projeto.

Programas governamentais

Estudantes de mestrado e doutorado, especialmente os que fazem seus cursos em universidades públicas brasileiras, conseguem participar de editais de bolsas de estudos oferecidos por instituições públicas dedicadas ao financiamento da pesquisa acadêmica, como o CNPq, a CAPES ou o Ciências Sem Fronteiras.

Cada universidade é responsável por divulgar os requisitos e fazer a seleção de alunos que serão contemplados com as bolsas, portanto a melhor forma de saber sobre essas bolsas de estudos é acompanhar o site de Comissão de Internacionalização de cada universidade.

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Seguro Viagem

Booking.com