Fullbright tem bolsas de mestrado e aperfeiçoamento profissional nos EUA para brasileiros

A Comissão Fullbright já é conhecida por oferecer todos os anos bolsas nos Estados Unidos para estudantes, pesquisadores, cátedras e profissionais brasileiros. Já foram centenas de beneficiados que conseguiram realizar o sonho de estudar em algumas das melhores instituições americanas ou participar de programas de qualificação financeiramente inalcançáveis para alguns.

Ao todo, são 18 programas possíveis graças a acordos bilaterais entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos. As candidaturas abrem em épocas diferentes do ano, por isso, é sempre bom estar de olho no site da Comissão se tem interesse nas oportunidades oferecidas. Neste momento, a Fullbright tem dois editais abertos: um para o Mestrado em Roteiro de Cinema e outro para aperfeiçoamento profissional.

Como concorrer

Para o Mestrado em Roteiro de Cinema, integrante do programa Master in Fine Arts, são oferecidas duas bolsas com a duração de até 21 meses. No Brasil, não há nenhuma formação similar a essa, o que torna a oportunidade ainda mais valiosa. As inscrições abriram na última quarta (26) e vão até o dia 12 de junho. Quem estiver interessado em participar da seleção, deve preencher os seguintes requisitos:

  • Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  • Ter experiência comprovada na área de elaboração de roteiros para produções cinematográficas e/ou audiovisuais;
  • Ter concluído curso superior, reconhecido na forma da legislação brasileira, até a data de encerramento das inscrições;
  • Ter proficiência comprovada em inglês com teste realizado após 01 de junho de 2016:
    – TOEFL iBT – 100 pontos ou superior, ou
    – IELTS – 7 pontos ou superior;
  • Não possuir título de mestrado ou superior, nacional ou estrangeiro, em qualquer área do conhecimento;
  • Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção.

Os benefícios incluem auxílio para a passagem, seguro saúde, auxílio instalação no valor de 1.000 dólares, anuidades, taxas acadêmicas e uma bolsa mensal definida de acordo com a cidade e as normas do Departamento de Estado dos EUA.

Já no caso do H.H.Humphrey Fellowship para aperfeiçoamento profissional, os destinatários são funcionários do setor público ou de ONG’s que estejam no meio da carreira. A bolsa tem a duração de 10 meses, onde o foco será a aquisição de experiências combinando o ambiente acadêmico com o meio profissional. Os requisitos são os seguintes:

  • Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  • Ser graduado em curso com duração igual ou superior a quatro anos;
  • Ter no mínimo cinco anos de experiência profissional em tempo integral, até agosto de 2018 após a conclusão do bacharelado;
  • Ter fluência em inglês;
  • Não ter estudado um ano ou mais em universidade norte-americana nos últimos sete anos (até agosto de 2018);
  • Não ter experiência de mais de seis meses nos EUA nos últimos cinco anos (até agosto de 2018).

Além da bolsa mensal com o valor ainda a ser definidos, os selecionados recebem um auxílio instalação, passagem de ida e volta, subsídio para compra de computador e livros, seguro saúde, um curso intensivo de inglês (se for o caso) e taxas e anuidades escolares estão incluídas, As inscrições são até o dia 28 de maio.

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Seguro Viagem