Itália oferece bolsas integrais para brasileiros em único Mestrado em Café do mundo

Não, você não está sonhando: é possível estudar sobre o café com tudo pago na Itália. Essa oportunidade que não surge todos os dias é proporcionada pela Fondazione Ernesto Illy, uma organização sem fins lucrativos que contribui com pesquisas para o desenvolvimento de um café com cada vez mais qualidade. A entidade está ligada à mundialmente conhecida empresa illycaffè.

Se além de gostar muito de café, você tiver interesse em saber mais sobre os aspectos culturais e econômicos do seu cultivo, essa é certamente uma pós-graduação adequada. O curso, o único no mundo dedicado inteiramente ao produto, é ministrado em parceria com as universidades de Trieste, Udine, Escola Superior Internacional de Estudos Avançados de Trieste, Associação de Biomedicina Molecular e Distrito do Café de Trieste.

Mais detalhes

A página do mestrado descreve-o como um intensivo de 5 meses, de janeiro a junho de 2018, composto por 400 horas de lições divididas em 12 módulos educacionais e 60 créditos universitário. Apesar de ser estranho para nós aceitar um mestrado de tão curta duração, essa é uma situação comum na Europa depois do Processo de Bolonha. Há quem considere esse tipo de curso apenas como uma especialização. O certo é que as aulas serão inteiramente ministradas em inglês, por isso é fundamental ter fluência na língua. A formação direcionada a quem fez graduação em áreas como Economia, Engenharia, Ciências e Agricultura.

O valor da pós-graduação é de 15.000 euros, mas a fundação cobre as despesas de alguns selecionados, especificamente aqueles que vierem de países produtores de café. O Brasil, que continua no topo da lista, certamente terá direitos a alguns bolsistas. A entidade, no entanto, não divulgou a quantidade de bolsas que serão concedidas.

Para participar do processo seletivo, não é preciso muito. Basta organizar o seu currículo acadêmico no modelo Europass com foto e redigir uma carta de motivação de no máximo 2 páginas. O conteúdo deve ser enviado para [email protected] de 16 de junho a 1º de outubro. Para concorrer ao auxílio financeiro, porém, é preciso entrar em contato com a entidade até o dia 15 de junho para saber mais sobre o procedimento.

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Seguro Viagem