Como é trabalhar no exterior?
Sair do país para desbravar novas terras é tarefa para pessoas destemidas. Muda o ambiente, a língua, a rotina de trabalho e também a vida. Pessoas que já passaram pelo menos uma temporada trabalhando fora do Brasil afirmam que a experiência além de enriquecedora é desafiadora.
Imagina só, você chegando em um ambiente novo, onde as pessoas falam outra língua e têm costumes diferentes dos que você está acostumado. Não é fácil! Demora um tempo para se acostumar com a nova dinâmica da equipe e da empresa. Sem contar que nem sempre estes ajudam no processo de adaptação, o que pode tornar mais difícil ainda trabalhar no exterior. Mas calma, fazer parte de uma empresa internacional também tem suas vantagens.
150 sites para procurar emprego fora do Brasil
O lado mais positivo é a experiência e conhecimentos obtidos que abrem a mente e te transformam em uma pessoa mais flexível e tolerante. Inclusive, essas características são cada vez mais procuradas nos processos seletivos mesmo no Brasil.
Dicas importantes para quem quer trabalhar no exterior
Primeiro passo
Atualize seu LinkedIn e plataformas online que mostrem seu currículo para o mundo. Desta forma as empresas poderão conhecer um pouco sobre sua vida profissional, mesmo ainda estando no Brasil. Lembre também de checar as suas redes sociais mais pessoais, como Facebook e Instagram. Tenha certeza de que não há nada público que possa causar uma má impressão ao recrutador (pois, sim, ele vai procurar seus perfis na internet).
Faça um currículo em inglês
A maioria das grandes empresas multinacionais requerem que o CV seja enviado também em inglês. Se empenhe em encontrar palavras que expressem o mesmo que você quer dizer em português, o que nem sempre significa traduzir literalmente. Use o tradutor do google apenas para pequenas dúvidas e não para traduzir o documento todo, pois pode ficar com partes incorretas.
Antes de começar a trabalhar…
Aprenda sobre o país, a geografia, os hábitos e cultura do povo local. Além de causar boa impressão, as informações irão te ajudar a ter uma melhor adaptação.
Aprenda o idioma local
Além do inglês, que hoje em dia é indispensável para qualquer cargo, entender e procurar estudar sobre o idioma local é importante para melhor comunicação e futura evolução profissional.
Muita calma e persistência
Nem sempre você vai conseguir de primeira aquele emprego e cargo dos sonhos. Empenho e determinação são fundamentais para você conseguir transformar um emprego sem sal em algo mais atraente.
Veja também:
- Melhores países para se viver: listamos os 30 mais procurados
- Como trabalhar em Portugal: salário mínimo, vagas e mais
- Como trabalhar nos Estados Unidos em 2016: oportunidades e vistos
- Workaway: uma forma de viajar apenas com o dinheiro da passagem e ter todo o resto de graça
Veja também:
- Morar na Guiana: como trabalhar e estudar
- Morar no Chile é melhor que no Brasil? Saiba mais
- Morar na Argentina: custo de vida, trabalho e estudo
- Morar na Colômbia: como trabalhar, estudar e qual o custo de vida