Turismo em Cuba: as maravilhas de um país de contrastes

Cuba é um país que atrai muitos turistas por dois motivos: primeiro porque é uma ilha situada no mar do Caribe, portanto possui praias paradisíacas. Segundo, pela sensação de estar em um país que parou no tempo. Cuba é uma país de contrastes:  ao mesmo tempo vê-se muita cultura, muita história, muita beleza e um povo muito amistoso e caloroso; mas lida-se também  com as dificuldades de um país que não acompanhou as evoluções do mundo moderno. O importante é que: quem faz turismo em Cuba se apaixona pelo lugar, pela sua gente e sai de lá sempre a recomendar a visita ao país.

O que fazer em Cuba: turismo no local

turismo-em-cuba-Varadero

Os destinos mais procurados pelos turistas são a capital cubana, Havana, e também o balneário de Varadero, com resorts em praias paradisíacas de águas cristalinas e areias finíssimas. Quem quiser se aventurar, dá para conhecer melhor a ilha, que guarda muita história e muito lugares belíssimos para visitar. E o clima ajuda muito: Cuba faz calor o ano todo. No inverno, as temperaturas mínimas são de 18 ºC. Só é preciso ficar alerta que de agosto a outubro podem ocorrer tufões.

Além de Havana e Varadero, você pode fazer um passeio em Sierra Maestra, de onde Fidel Castro comandou guerrilhas no final dos anos 1950, lugar ideal para fazer camping, com uma vista muito bonita. No oriente da ilha, você pode visitar Santiago de Cuba, uma cidade bastante popular conhecida pelos seus famosos festivais musicais e vida noturna muito agitada.Se você for explorar a ilha de Cuba, não pode deixar de visitar Trinidad. Considerada como Patrimônio Mundial da Unesco, a charmosa cidade charmosas encanta os turistas pelas suas casas coloniais, ruas de pedras, cavalos e charretes que circulam como se estivéssemos de verdade no passado. E a  vida noturna da cidade também é agitada, com casas de música ao vivo e discotecas. Trinidad fica a cerca de 350 quilômetros ao oriente de Havana e, há 12 km do centro está a Praia Ancón, conhecida pelo seu mar calmo de águas cristalinas. Também reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco, a charmosa cidade de Cienfuegos é um prato cheio para os amantes da arquitetura francesa. Quem quer curtir a natureza precisa conhecer o mar cor de verde esmeralda dos Cayos. Os mais famosos são o Cayo Coco e o Cayo Guillermo, que ficam um do lado do outro, e possuem das praias mais lindas que se há para ver no mundo.

Além dessas, há ainda muitos outros cantinhos que merecem ser explorados para quem quer conhecer a verdadeira essência da ilha. Como Santa Clara, conhecida como a “Cidade do Che”, ou Valle de Vinales, uma calma vila montanhosa de belas paisagens e muitos outros. Uma viagem de uma semana pode ser estendida por um mês (ou mais) para se encantar com a cultura, a arquitetura,  e é claro, com o povo cubano – que merece todos os destaques pela sua simpatia.

Havana: o destino mais procurado

turismo-em-cuba-capitolio-nacional-habana

Já ouviu falar na expressão “a cidade é um museu a céu aberto”? Ela deveria ser exclusiva da cidade de Havana. Mas, assim como todo o país, vai te despertar sentimentos dúbios. Por um lado é impressionante a sensação de se estar de volta aos anos 50, com os carros antigos e os prédios exatamente como eram nos tempos da Revolução, que aconteceu em 1959. Muitos prédios, especialmente os hotéis e museus foram restaurados pelo governo e têm melhores condições, valorizando a arquitetura do lugar. Por outro, é uma cidade suja, com muitos prédios abandonados e outros que parecem que vão ruir a qualquer momento. Os moradores são queridos, mas muitos se aproximam para pedir com muita frequência (o que em certo momento pode começar a incomodar). Outra coisa que pode chocar é: cantadas. Se você acha que aqui no Brasil tem muito, é porque ainda não chegou a Havana. E todos praticam, não somente os homens, as mulheres também passam cantadas, principalmente nos turistas. Eles acham todo mundo lindo, o que de certa forma é bom, pois mostram o quanto eles são receptivos com os estrangeiros, mas o assédio também incomoda e pode gerar medo.

O que visitar em Havana

O ideal de Havana é hospedar-se no centro e aproveitar tudo a pé. É andando nas ruazinhas, entrando nos bares e conversando com o povo cubano que se vai conhecer de perto a cidade.

Plaza de la Revolucion – Um dos pontos mais famosos da cidade e está sempre repleta de turistas. Ao redor desta enorme praça estão muitos prédios comerciais e os famosos murais dos revolucionários Che Guevara e Camilo Cienfuegos.

Capitólio Nacional – é a construção mais imponente de Havana. Sua estrutura impressiona, e mais impressionante ainda foram os custos para construir um prédio com tanta suntuosidade em uma cidade cercada de prédios por desabar.  Ele tem uma intrigante semelhança com o capitólio de Washington, nos EUA, mas é ainda maior. Ele foi construído para ser a sede do Governo, mas hoje abriga a Biblioteca Nacional e a Academia Cubana de Ciências.

Museo de La Revolucion – um dos museus mais importantes da cidade, que conta a história da Revolução, retrata como ela deu forma a Cuba da forma que está hoje. Em recortes de jornais, muitas fotografias e falas dos revolucionários, as salas explicam a história da revolução cubana e a tomada de Fidel frente aos americanos. Problema: o museu é todo em espanhol, não há traduções.

Real Fábrica de Tabacos Patargás – uma das mais tradicionais e antigas fábricas dos famosos charutos cubanos fica em Havana.  O prédio da fábrica é bonito por dentro e por fora, vale a pena dar um passeio por dentro. Atenção: nessa mesma rua muitas pessoas oferecem charutos a baixo preço: não compre, boa parte deles são falsificados. Leve um real charuto cubano para casa, alguns são bem caros, outros têm preços acessíveis.

Malecón – Malecón é uma antiga avenida de Havana que é um dos símbolos da cidade. Beira-mar, Malecón possui um extenso calçadão onde o povo cubano gosta de passear, se exercitar, casais de namorados se encontram e muitos pescadores pescam o peixe de cada dia. É bonita, típica e pode-se ver um belo pôr-do-sol.

Coppelia – a tradicional sorveteria cubana é disputadíssima, por isso sempre há muitas filas. Não desanime, vale a pena. Apesar do número de sabores serem limitados, os sorvetes são bem saborosos, típicos do país e ajudam a aliviar o calor que faz por lá.

Plaza de La Catedral –  a praça, construída no século 18 possui vários prédios em estilo barroco e é um belo cenário para fotografias. Seu nome é por causa da Catedral de San Cristóbal de la Habana, que tem uma arquitetura muito curiosa. Nessa praça você vai encontrar várias pessoas que lêm a sorte dos transeuntes, alguns restaurantes, incluindo o La Bodeguita Del Medio, indicado abaixo.

La Bodeguita del Medio – é o bar mais famoso de Havana por ter sido o favorito de Hemingway, Fidel e Nat King Cole. A decoração do lugar é típica e cheia de escritos deixados por famosos e anônimos que passaram por lá. É um ponto obrigatório para ouvir salsa e tomar um mojito. Os preços são para turistas, mas vale a pena.

Visto para Cuba

Para fazer turismo em Cuba você vai precisar de visto e passaporte válido por pelo menos 6 meses. O visto para entrar no país é um documento simples de tirar. Ele pode ser requerido na Embaixada Cubana, em Brasília, no Consulado Cubano, em São Paulo ou em agências de viagem credenciadas (as agências de viagem que oferecem pacotes para Cuba emitem o visto, e incluem o valor no pacote). O visto dá direito a 30 dias de visita ao país, que podem ser prorrogáveis por mais 30 mediante autorização de autoridades cubanas.

O pedido do visto custa R$ 45 se solicitado pessoalmente ou R$ 105 (mais valor do Sedex) se o pedido for feito por terceiros ou à distância.  Para emitir o visto você vai precisar de:

1 – Passaporte válido (original e fotocópia)

2 – Formulário de Solicitação preenchido

3 – Cópia da passagem aérea (ida+volta)

4 – Cópia da reserva da hospedagem

Ao fazer o visto pessoalmente, com os documentos corretos em mão, o visto sai na hora. Por correio demora mais, além o trâmite, o consulado pede, depois de aprovado mais 3 dias para entrega ao correio.

 

Veja também:

Facebook   Nosso grupo   Twitter   LinkedIn Youtube

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com