Como matricular seu filho em uma escola no Canadá?

Ter crianças em idade escolar já consiste em um longo e decisivo desafio na vida dos pais. E, adição, conseguir tratar de toda burocracia e garantir um bom ensino aos pequenos em outro país, pode parecer literalmente impossível. Não somente pela documentação exigida, mas por todo o processo de adaptação e desenvolvimento da criança.

Ao contrário do Brasil, no Canadá não existe um órgão federal responsável por estabelecer e regular os departamentos, nem mesmo um sistema nacional de educação. No país, cada província e território possui seu próprio sistema educacional.

Entretanto, de modo geral, ainda que os sistemas sejam independentes, eles atuam de forma muito similar ao longo de todo o território canadense, variando levemente de acordo com normas provinciais ou municipais.

Como matricular seu filho em uma escola no Canadá?

Ainda sobre as características do ensino Canadense, é importante acrescentar quais são as divisões de ensino em que o seu filho poderá se encaixar. Em geral, estão em idade escolar para o nível primário as crianças em idade entre 4 e 13 anos, podendo a idade mínima oscilar entre 4, 5 e 6 anos de acordo com a província (idades de 4 e 5 anos vão para o kindergarden antes de iniciar o primeiro ano, aos 6). Dos 14 aos 18 anos, o então adolescente vai para o famoso high school.

Disponíveis em período integral, os pais podem encontrar a escola ideal através de ferramentas de busca fornecidas por cada província onde, a partir do seu endereço de residência, lhe será apontada a escola mais próxima – e certamente a que você deverá escolher, uma vez que as oportunidades são dadas de acordo com a localidade da família.

Além dessas instituições próximas à sua casa, existem ainda opções particulares, caríssimas e frequentadas por menos de 10% da população canadense. Outra alternativa está nos colégios católicos, gratuitos e de considerável rigidez no sistema educacional, abertos somente à alunos comprovadamente católicos.

Onde fazer a matrícula?

Agora que você já sabe em qual escola seu filho irá estudar, deverá dirigir-se ao chamado School Board (por vezes também chamados de School Districts, School Divisions ou District Education Councils), que nada mais é que uma central de gestão das escolas compreendidas em determinada área.

Como exemplo temos a Toronto District School Board, ou TDSB, unidade pública responsável por 600 escolas na cidade de Toronto. Já para as católicas, essa unidade de instituições também existe através a Toronto Catholic District School Board. O padrão se mantém em cada uma das cidades canadenses.

Tais School Boards são responsáveis pela administração, instalações, pessoal e, principalmente, a matrícula dos alunos. Portanto, antes de passar para o próximo passo, reúna os documentos necessários e dirija-se ao local responsável.

Documentos necessários

De maneira geral entre as províncias, será preciso comparecer, em companhia da criança ou adolescente, ao School Board que compreende a sua área de residência munido de:

  • Um documento de identidade da(s) criança(s)/adolescente;
  • Comprovante de endereço em nome de um dos pais ou contrato de aluguel;
  • Comprovante de cidadania canadense, cartão de residência, condição de refugiado ou outra que comprove a legalidade no país;
  • Passaporte dos pais e do filho(a);
  • Carteira de vacinação;
  • Histórico escolar e certidão de nascimento juramentada do aluno.

Mesmo as crianças que estejam em situação imigratória irregular podem frequentar escolas, ainda que tenham de pagar por isso. Lembrando que toda a informação a respeito do aluno é mantida em sigilo pelas instituições.

Tanto para o ensino primário quanto secundário, caso a família opte por matricular seu filho em uma escola católica, será preciso apresentar ainda um certificado de batismo, uma vez que, como já citado, somente crianças comprovadamente católicas podem frequentar tais instituições.

Para ingressar na escola pretendida, certifique-se de efetuar a matrícula bem antes do início do ano letivo – que tem início em Setembro, e fim em Junho. Porém, se estiver matriculando seu filho pela primeira vez em uma escola canadense, a antecedência é fundamental, já que a escola ou conselho educacional irá avalia-lo para então determinar em qual nível devem ser colocado e se precisarão de algum apoio gratuito, como aulas de inglês, matemática ou francês.

Quanto custa?

Em sua grande maioria, as crianças canadenses frequentam escolas públicas – católicas ou não -, as quais são 100% subsidiadas pelo governo, ou seja, gratuitas. Portanto, ficam isentas de quaisquer taxas aquelas com cidadania canadense, detentoras de um permanent resident ou que estejam em processo de imigração durante o período compreendido pelos estudos.

Não se encaixando nos requisitos, o aluno deverá pagar aproximados CAD$ 12,5 mil pela elementary school e CAD$ 14 mil ao ano no ensino secundário. Os valores podem oscilar de acordo com a província e, principalmente, de acordo com a vizinhança em que a escola está localizada; bairros mais próximos dos centros ou de melhor “reputação” costumam ter custos ainda mais elevados e vagas disputadíssimas. Escolas católicas e algumas públicas muito pontuais exigem ainda o uso de uniforme, o que pode custar entre CAD$ 300 e CAD$ 500 ao ano.

Fique atento também aos benefícios ou possíveis custos adicionais que os pais podem vir a ter. Como exemplo, o transporte escolar pode ou não ser gratuito para o seu filho, uma vez que nem todas as escolas oferecem esse benefício, incluindo apenas estudantes elegíveis em séries iniciais.

Alfabetização

Guia de educação por províncias

A seguir, listamos o acesso aos portais oficiais fornecidos por cada província com a finalidade de facilitar o acesso às particularidades de cada local. Os endereços para elementary e Secondary Education se referem às escolas, e os Post-Secondary Education, as universidades, colégios e outras instituições.

Mais informações estão disponíveis também no portal CICIC, a central de informações canadense que lhe permite filtrar as escolas de acordo com a proximidade das mesmas.

Alberta

British Columbia

Manitoba

New Brunswick

Newfoundland e Labrador

Northwest Territories

Nova Scotia

Nunavut

Ontario

Prince Edward Island

Quebec

Saskatchewan

Yukon

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]

Envie e receba dinheiro no Canadá sem conta bancária!
Abra uma conta na TransferWise agora mesmo

Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos