O que fazer em 24 horas em Jaén, na Espanha

A cidade de Jaén, na Espanha, não é muito conhecida pelos turistas estrangeiros. Apesar disso, caso você esteja montando um roteiro pela Andaluzia (sul da Espanha), vale a pena passar pelo menos 1 dia por lá.

Muitas pessoas fazem roadtrip entre o sul de Portugal e da Espanha, saindo da região do Algarve português e explorando a costa mediterrânea espanhola, geralmente indo até Málaga, um destino muito buscado no verão.

As cidades mais turísticas próximas a Jaén são Sevilha (250 km), Málaga (200 km), Córdoba (120 km) e Granada (92 km). Em relação à Madri, a distância é de 340 km.

Como Jaén está no interior do país (centro-sul), pode ser uma boa ideia parar na cidade caso você esteja indo da Andaluzia à Madri, de onde provavelmente pegará seu voo de volta ao Brasil.

O que fazer em 1 dia em Jaén

Jaén é a capital da província homônima e fica na Andaluzia (“província” equivale a “estado” no Brasil).

A cidade não é muito grande (114 mil habitantes) e suas prinicipais atrações se concentram no centro (chamado de casco antiguo). Para quem tem somente 1 dia, eu sugiro um roteiro que comece no Castillo de Santa Catalina, passe pela Catedral e, depois, pelos Baños Árabes.

Veja abaixo mais informações sobre cada atração.

Castillo de Santa Catalina

O que é o castelo propriamente dito são apenas ruínas, mas que podem ser visitadas.

Ao lado, há um hotel chamado de Parador Nacional que imita a construção do castelo. Dentro do mesmo, os visitantes podem ir à cafeteria ou ao restaurante.

Ao subir ao castelo, vá ao mirante (uma enorme cruz branca), pois dele se tem uma vista panorâmica da cidade. O ideal é ir durante o dia. Se for verão, o melhor horário é entre 10h-11h, pois mais tarde fica muito quente.

Horários:

  • Segunda a sábado, 10h-18h. Domingos, 10h-15h (de outubro a junho).
  • Segunda a sábado 10h-14h/17h-21h. Domingos, 10h-15h (julho a setembro).

Preço: 3,50€ (às quartas, entre 15h e 18h, é sempre grátis).

Catedral

É considerada uma das igrejas mais bonitas da Espanha, além de ser uma das poucas com estética Renascentista. Por fora já é bem impressionante, mas vale a pena entrar para ver os detalhes.

Se houver alguma exposição gratuita, você pode dar a sorte de explorar os andares superiores sem precisar pagar. A visita completa é paga, mas perto dos horários de missa, é possível ver o saguão principal gratuitamente.

Horários:

  • Segunda a sexta, 10h-14h/16h-19h.
  • Sábado e domingo, 10h-14h/16h-18h.

Preço: 5€

Baños Árabes (Palácio de Villardompardo)

Para mim, é a atração cultural mais interessante da cidade. O nome vem da época de dominação muçulmana (os árabes estiveram presentes na Península Ibérica por mais de 800 anos).

O local abrigou inicialmente um local com sauna e piscina onde era feito o ritual árabe do banho. Posteriormente, já com a reconquista cristã, virou um palácio que acabou encobrindo o banho árabe. Apesar de usar a palavra “ruínas”, a construção muçulmana está bem preservada.

Além dessa parte, o local abriga um museo de artes e costumes e um museu de arte naïve. Há uma cafeteria e uma terraza que proporciona boas vistas da cidade (mas a vista na cruz do castelo é melhor!).

Horários:

  • De terça a sábado, 9h-22h.
  • Domingos: 9h-15h.

Preço: grátis

Bares e restaurantes

Outra atividade indispensável em Jaen é tapear. A cultura da tapa é famosa na Espanha, mas nas grandes cidades turísticas ela não é praticada da forma tradicional.

De fato, Jaén é uma das poucas províncias espanholas em que ainda se serve tapa gratuitamente junto com as bebidas em quase todos os bares ou restaurantes.

A tapa é uma pequena porção de comida para acompanhar o que você pedir para beber. Dependendo do bar, simplesmente com as tapas você já fica satisfeito. A melhor zona para tapear é o centro (próximo à Catedral).

O tapeo pode ser feito de dia ou de noite, mas atente-se aos horários em que os bares começam a servir: de dia, geralmente entre às 13h30 e às 16h30; de noite, entre às 20h30 e às 23h.

Para quem puder passar mais do que 1 dia em Jaén, recomendo que visite duas cidades da província consideradas Patrimônios da Humanidade: Úbeda e Baeza. Elas ficam a 45 km e 55 km, respectivamente, da capital.

Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Este conteúdo é de total responsabilidade do autor da coluna Gabriela Morandini. Acompanhe também o trabalho da Gabriela

Veja também:

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas? e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Seguro Viagem