O que levar na mala para o Marrocos?

Fazer a mala para o Marrocos pode ser uma tarefa demorada e cansativa pelas muitas dúvidas que vão surgindo: “levo roupa de frio? E de calor? Que calçados? E o que mais?”.

Exatamente por ser um destino diferente do que normalmente estamos acostumados, preparar a mala é quase sempre uma tarefa que ocupa muito tempo. Para facilitar a vida de quem vai embarcar para este destino também, fizemos uma lista de tudo que levamos na nossa mala nesta viagem de dez dias no mês de dezembro, o que indicamos levar, o que faltou e o que é desnecessário na maioria dos casos.

Check-list Marrocos: fazendo a mala

Para quem vai fazer o mesmo roteiro oferecido pela STB, o mais indicado é levar uma mochila grande ou uma mala média de rodinhas. Independente da escolha, é importante ter uma mochila extra para o dia a dia e pequenas distâncias, uma vez que em alguns momentos as malas grandes ficam trancadas na van.

Roupas

Tudo depende do roteiro que irá realizar, mas no caso do sul do Marrocos as temperaturas podem ir de amenas (18ºC de dia a 7ºC a noite em Marrakech) a um pouco mais drásticas caso seja inverno (21ºC de dia a 3ºC a noite no Saara).

Lenço no rosto no deserto do SaaraLenço no rosto para fugir da areia nos olhos do Deserto do Saara. Foto: Pawel Gomuka

Como o roteiro também inclui alguns momentos de caminhada e o clima variou entre dias de sol, chuva e até previsão de neve (situações raras, mas que acontecem por volta de cinco dias ao ano no local), o ideal é preparar uma mala cheia de camadas de roupas.

Ou seja, inclua:

  • Camisetas de manga curta;
  • Algumas camisetas leves de manga comprida (algodão é o tecido ideal);
  • Calças de tecidos confortáveis e flexíveis para os momentos de caminhada (leggings de algodão, moletom, etc);
  • Sweaters e/ou blusas de frio e calças térmicas: podem ser encontrados facilmente em lojas de artigos esportivos e são ideais para compor uma segunda camada de roupa para dias mais frios;
  • Cachecol;
  • Luvas;
  • Meias de algodão: as meias de lã, específicas para neve, também podem ser um bom artigo extra em caso de sentir muito frio em dia de temperaturas mais baixas;
  • Meia-calça: pode ser uma boa camada extra em dias mais frios ou para usar com vestidos/saias em um dia que queira variar.

Para quem fizer um roteiro com mais cidades, faz sentido colocar uma ou mais composições que sejam mais urbanas.

Calçados

De forma geral, saltos altos e sapatos desconfortáveis são totalmente dispensáveis em uma viagem para um destino como o Marrocos, com muitos locais com chão de terra, areia e pedras (com exceção das grandes cidades, como Marrakech e Casablanca).

sapatos no SaaraBotas impermeáveis para dias de chuva. Foto: Nataly Lima

O melhor amigo de uma viagem destas é um bom tênis de caminhada ou bota para trekking. É essencial ter pelo menos um par de calçado impermeável para esta época do ano e um segundo par, que pode ser um tênis mais arejado, sendo o ideal para revezar em dias de temperatura mais amenas e caminhadas mais curtas.

O segundo par de sapato será ainda mais útil depois de sair do Saara, pois a areia irá permanecer por um bom tempo no calçado utilizado.

Produtos de Higiene e Beleza

Os marroquinos, no geral, não utilizam papel higiênico após fazerem suas necessidades fisiológicas, pois dão preferência a se lavarem. Isso faz parte do código de etiqueta islâmica e, por isso, ter seu próprio rolo de papel na mala acaba sendo um salvador de vida em lugares mais remotos ou em casa de locais, onde pode ter mais dificuldade em encontrar.

No entanto, em restaurantes e hotéis esses recursos de higiene são encontrados mais facilmente.

Outros artigos essenciais, como em qualquer viagem, são:

  • Pasta e escova de dente;
  • Desodorante;
  • Protetor solar;
  • Protetor labial;
  • Artigos que achar indispensável, como secador de cabelo (o padrão de tomada do Marrocos é igual ao da Europa) e outros (cremes de cabelo, hidratante, lâmina de barbear, pente, etc).

Gadgets muito úteis

Principalmente na noite do acampamento no deserto, ter uma lanterna e um saco de dormir podem ser úteis (o segundo é dispensável a menos que sinta muito frio, uma vez que as tendas normalmente possuem cama, lençóis e dois cobertores grossos, sendo o suficiente para passar a noite).

roupas para usar no MarrocosViajantes com roupas confortáveis no deserto do Saara. Foto: Edward Suitters

Para quem gosta de fotografar, além da câmera em si, um tripé portátil pode ajudar na hora de registrar o céu estrelado.

Como houve momentos de piquenique, uma faca de plástico ou mesmo um canivete (desde que seja despachado na mala que vai no porão) pode ser muito útil também.

Snacks

Assim como abordamos no artigo sobre a comida marroquina, é interessante levar na mala alguns snacks que não sejam perecíveis durante a viagem.

Castanhas, barras de cereais e outros artigos do tipo podem ser transportados facilmente no avião e podem ajudar no caso de quem não se adaptar tanto à gastronomia local (outra opção é esperar até uma visita a um supermercado para fazer este abastecimento).

Medicamentos e outros artigos importantes

É muito normal os viajantes terem algum tipo de reação ao clima e comida do Marrocos. Sendo assim, remédios para dor de cabeça, garganta, resfriado e contra enjoo para os momentos dentro da van ou na 4×4 no deserto são muito importantes, além de outros medicamentos que já faça uso normalmente.

Utilizando o código JAFEZ10 na STB é possível ter 10% de desconto na compra deste ou outro pacote!

Leia os outros artigos desta série sobre o Marrocos:

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no  Facebook e  YouTube

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30"]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/[/su_service]h6>

Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos