A ordem natural das coisas é nós pagarmos (e muito) para viver em algum lugar. Aluguel (ou prestação da casa), água, luz, internet, supermercado e transporte são apenas algumas das despesas mensais com as quais temos que nos preocupar. E muitas vezes a recompensa é uma qualidade de vida baixíssima, falta de segurança e preços cada vez mais elevados. Não há quem não canse e pense em deixar tudo para trás às vezes.

Enquanto gastamos cada vez mais para viver decentemente em alguns lugares, outros procuram desesperadamente por moradores. Algumas cidades e países do mundo chegam mesmo a pagar para ter mais habitantes. A preocupação dos governos é que a baixíssima densidade demográfica desses locais torne a situação insustentável. Outros locais querem atrair ainda mais investimentos, transformando-se em verdadeiros pólos de empreendedorismo. Ficou interessado? Vem com a gente ver como é que isso funciona e onde são esses locais.

Receber para viver

Apesar de parecer surreal, é mais comum do que se imagina existirem lugares que oferecem dinheiro para atrair habitantes. A deficiente distribuição populacional pelo mundo acaba por fazer com que certas cidades estejam abarrotadas de gente, enquanto outras estão prestes a desaparecer. Em Portugal, por exemplo, existem municípios da zona rural que oferecem uma espécie de prêmio por cada bebê nascido. No entanto, em outros lugares, existem iniciativas também para quem está no mundo dos negócios. Confira abaixo para onde ir se quiser receber um “estímulo monetário habitacional”.

1- Ponga (Espanha)

Sabe aquela coisa de morar no campo, tranquilidade total? Tenha certeza absoluta que é isso que você vai encontrar por aqui. Ponga conta com aproximadamente 700 habitantes, provavelmente bem menos que o bairro em que você mora neste momento. O objetivo do governo local é promover um verdadeiro repovoamento, oferecendo 3 mil euros a cada casal que se mudar para lá. Além disso, cada bebê nascido recebe mais 3 mil euros. Em 2009, esse benefício chegou a ser de 6 mil euros.

2- Curtis (Estados Unidos)

Pois é, nos Estados Unidos também há cidades que precisam urgente de mais moradores. Curtis, um pequeno município no estado de Nebraska, não está dando dinheiro, mas sim um pedaço de chão para quem quiser mudar para lá. Para ser um dos pouco mais de 900 habitantes do local e candidatar-se a ganhar um lote, fique de olho no Arrowheads Meadow Golf Course!

3- Harmony (Estados Unidos)

Tem algumas economias guardadas pensando no futuro? Esse pode ser um bom momento para usá-las. Se estiver disposto em mudar-se para uma cidade com cerca de 1.000 habitantes, o esforço pode compensar. Em Harmony, quem construir uma casa pode receber de 5 mil a 12 mil dólares, dependendo do valor do investimento. Parece um bom negócio para você?

4- Chile

Já tem um negócio, quer mudar de vida, mas não quer abandonar a ideia? Não tem problema! Mude a sua sede para o Chile e receba um subsídio por isso! A quantia pode ser de até 50 mil dólares e você precisa provar que tem potencial para bombar no mercado. A iniciativa tem sido um sucesso absoluto e 45% dos negócios que fazer parte do Start- Up Chile estão rendendo muitos frutos.

5- Alasca

Esse é um dos programas de incentivo mais conhecidos e especialmente direcionado a quem não tem medo de passar frio. Se você é um deles, saiba que tem à disposição o Fundo Permanente de Reserva, uma iniciativa que, desde 1976, paga os moradores uma parcela proveniente dos royalties de petróleo do local. Os pagamentos variam a já ultrapassaram os 3 mil dólares no início dos anos 2000.

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

Atenção Atenção
Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.

Sobre o Autor

Redação

O Já Fez as Malas? é feito por e para brasileiros apaixonados por conhecer outras culturas, viagem, gastronomia e para quem sonha em morar fora.

Artigos Relacionados