Harry Potter e Portugal têm muito mais em comum do que você imagina
Se você é fã das histórias do bruxo Harry Potter, certamente já ouviu falar que a autora da série viveu por alguns anos em Portugal. J.K. Rowling começou, inclusive, a escrever os primeiros livros no Porto. Alguns dos cafés da cidade serviram de cenário para o nascimento de uma das mais famosas obras infanto-juvenis de que se tem notícia. Este ano, a saga completa duas décadas e ainda existem informações que surpreendem os leitores.
Quem já viveu em outro país sabe que, com o tempo, certos hábitos e dados passam a fazer parte do nosso repertório naturalmente. Foi exatamente isso que aconteceu com J.K.Rowling. Os dois anos que viveu no Porto, de 1991 a 1993, deixaram uma marca e registros deles podem ser encontrados até mesmo nos livros que ainda fazem tanto sucesso.
Uma influência quase oculta
Por essa altura, você, que já leu os 7 volumes do bruxinho pelo menos 3 vezes e sabe a história de trás para frente , deve estar se perguntando: mas onde Portugal entra aqui que eu não reparei? E a resposta é simples: bem no início de tudo. O nome de um dos fundadores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts é genuinamente português. Poderia ser tudo coincidência, mas a escritora assumiu que Salazar Slytherin foi sim inspirado no ditador Salazar, que governou Portugal até 1968.
A autora decidiu responder à pergunta de um seguidor no Twitter e acabou por fazer mais revelação sobre a série. Como dá para perceber, o nome não foi escolhido ao acaso. Salazar Slytherin é uma personagem que valoriza a superioridade dos bruxos e condena todas as relações com trouxas. A alcunha “sangue ruim” surgiu daí. Por sua vez, o ditador português, apesar de não pertencer ao mundo mágico, acreditou que era possível colocar Portugal em um patamar superior e isolar o país do mundo. Ambos tinham métodos bastantes discutíveis de provar essa origem tão nobre.
Surpreso com a revelação? Será que ainda há mais sobre essa saga que ainda não sabemos? Resta-nos aguardar as “cenas dos próximos capítulos”!
Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube
Veja nosso Guia Completo Sobre Morar em Portugal
- Alugar casa ou quarto em Portugal
- Ser aposentado em Portugal
- Abrir empresa em Portugal
- Como trabalhar em Portugal: salário mínimo, vagas e mais
- Como fazer pós-graduação ou mestrado em Portugal
- Abrir conta, NIF e outras dicas sobre Portugal
- Como vivem os brasileiros em Portugal?
- Matriculando os filhos na escola em Portugal
- 7 passeios para fazer no Porto, o melhor destino europeu de 2017